AUTOFORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: da (im)possibilidade da reinvenção sem cuidado de si

Autores/as

Palabras clave:

Pandemia. Cuidado de si. Educação. Escolarização. Autoformação.

Resumen

O que cabe aos educadores em tempos de distanciamento social, reconfiguração das noções
de normalidade, presença e temporalidade? A insurgência de outros cotidianos impele a uma
ruptura com a fragmentação da vida e dos espaços em que se desenvolve a vida. A educação,
o ensino e demais processos do âmbito da escolarização passam por transformações
significativas, levando a uma desconstrução dos parâmetros educativos estabelecidos.
Ademais, o cuidado se torna central às relações, inclusive educativas, e, a (auto)formação se
torno um eixo de (im)possibilidade se pensada por um viés estritamente tecnológico e
mecanicista. Assim, este artigo tem por objetivo refletir sobre o impacto da pandemia na
docência com especial atenção à autoformação docente, e à noção de cuidado de si em
Foucault (2006), destacando a necessidade de um olhar cuidadoso e crítico para o contexto
escolar contemporâneo. Concluísse que as necessidades de reinvenção e fluência tecnológica
estabelecidas para educadores e estudantes em todo o território nacional têm assumido um
compromisso com a manutenção de códigos que não cabem nesse novo tempo, exigindo o
cumprimento de relações puramente burocráticas em detrimento de uma abertura de
possibilidade ao novo, ao pensar uma educação que produza sujeitos mais sensíveis ao
sofrimento humano, cuidadosos com a ciência e com a preservação do humano nas relações.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Tascieli Feltrin, UFSM

Doutoranda em Educação PPGE/UFSM. Mestra em Educação. Especialista
em Gestão Escolar. Graduada em Letras Português/ Espanhol e respectivas literaturas.
Afiliação Institucional E-mail : Professora da Rede Municipal de Santa Maria.
tascifeltrin@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4018-6749
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820005433405126.

Natália Lampert Batista, UFSM

UFSM. natilbatista3@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1884-2340
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/9721608652971809.

Citas

BATISTA, N. L.; FELTRIN, T.; CASSOL, M. S.; ROUBUSTE, L. S.; BECKER, E. L. S. Reflexões sobre as tecnologias de informação e comunicação na escola pública por um viés autobiográfico. Research, Society and Development, v. 8, n°. 13861029, 2019.

BATISTA, N. L.; FELTRIN, T.; BECKER, E. L. S. Autoformação docente e reflexões sobre vivências escolares. In: MONTEIRO, S. A. de S. (Org.). Inquietações e Proposituras na Formação Docente. 1°ed.Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 67-81.

BATISTA, N. L.; FELTRIN, T.; BECKER, E. L. S. Uma reflexão sobre a inserção no espaço escolar e a (auto)formação docente como território de possibilidade. In: DALLA CORTE, M. G.; SARTURI, R. C. (Org.). V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior e XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM. 1ed.Santa Maria, RS: UFSM/CE, 2017, v. 1, p. 1094-1104.

BERRY, P. O corpo sutil de Eco: contribuições para uma psicologia arquetípica. Petrópolis: Vozes, 2014.

BRASIL, Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acesso em: 29 de abril de 2020.

CELÓRIO, J. A. Narrativas e imaginários de professoras readaptadas: rumo a uma pedagogia da observância. 2015. 247p. Tese de Doutorado em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2015.

Publicado

2023-01-04

Cómo citar

Tascieli Feltrin, & Natália Lampert Batista. (2023). AUTOFORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: da (im)possibilidade da reinvenção sem cuidado de si. Revista Científica Educ@ção, 4(8), 1017–1029. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/39