EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: reflexões sobre o uso das Tecnologias Assistivas

Autores/as

  • Aldaci Santos Lopes Universidade do Estado da Bahia - UNEB https://orcid.org/0000-0002-6417-737X
  • Afiliação institucional: Universidad Nacional de Rosario (UNR) E-mail: anakabanass@gmail.com ORCID: orcid.org/0000-0002-7841-1120. Link Lattes: 2055275546735783. Universidad Nacional de Rosario (UNR) https://orcid.org/0000-0002-7841-1120

Palabras clave:

Creche, Processo inclusivo, Tecnologia Assistiva.

Resumen

Este estudo trata de uma abordagem inclusiva na Creche-Educação Infantil, lugar da primeira infância, a fase fundamental na constituição do sujeito devido às grandes plasticidades neuronais e momento de desenvolvimento e aprendizado pleno. Sobretudo, é
uma fase marcada pela escassez de projetos pedagógicos na Educação Infantil que reconheça as necessidades inclusivas no acolhimento das crianças com/sem necessidades especiais. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa descritiva e bibliográfica com abordagem dedutiva e paradigma qualitativo foi desvelar as contribuições e potencial das tecnologias assistivas nas instâncias de cuidar e educar. Adotou-se como base para abordar a primeira infância e desenvolvimento das crianças, as ideias de Brasil, Kramer, Oliveira, Piaget e Winnicott. Enquanto, para sustentar sobre inclusão e as tecnologias assistivas se aplicaram os pensamentos de Bersch, Mantoan, Mendes e Souza, além de se respaldar nas legislações acerca da inclusão e da educação brasileira. A priori, as ponderações teóricas e epistemológicas indicam que a criança nesta fase precisa ter o direito de aprendizagem garantido pela escola da infância, tendo como eixo condutor a diversidade e a inclusão. Ademais, o estudo revela que é primordial que os docentes se apropriem da Tecnologia Assistiva para favorecer vivências para crianças com/sem deficiências construindo espaços inclusivos e acolhedores que evoquem processos de aprendizagens e interações significativas para todas as crianças e as famílias. De modo geral, conclui-se que as tecnologias assistivas representam um dispositivo potencializador de possibilidades inclusivas experienciadas pelas crianças de zero a três anos no período de Creche-Educação Infantil.

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Biografía del autor/a

Aldaci Santos Lopes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Nome do autor: Ma. Aldaci Santos Lopes
Afiliação institucional: Universidade do Estado da Bahia - UNEB
E-mail: aldaeduc@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6417-737X.
Link Lattes: 9425458672383477.

Afiliação institucional: Universidad Nacional de Rosario (UNR) E-mail: anakabanass@gmail.com ORCID: orcid.org/0000-0002-7841-1120. Link Lattes: 2055275546735783., Universidad Nacional de Rosario (UNR)

Afiliação institucional: Universidad Nacional de Rosario (UNR)
E-mail: anakabanass@gmail.com
ORCID: orcid.org/0000-0002-7841-1120.
Link Lattes: 2055275546735783.

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Publicado

2023-01-03

Cómo citar

Aldaci Santos Lopes, & Afiliação institucional: Universidad Nacional de Rosario (UNR) E-mail: anakabanass@gmail.com ORCID: orcid.org/0000-0002-7841-1120. Link Lattes: 2055275546735783. (2023). EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: reflexões sobre o uso das Tecnologias Assistivas. Revista Científica Educ@ção, 7(12), 1401–1413. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/4

Número

Sección

Artigos demanda contínua