O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): Possibilidades para o Ensino (não) presencial durante a Pandemia COVID-19

Autores/as

Palabras clave:

Formação de professores. Ensino e aprendizagem. Tecnologias na educação.

Resumen

A pandemia da Covid-19 vem deixando marcas complexas em todas as áreas da sociedade.
No contexto educacional, com a suspensão das aulas em março, alunos, professores e as
instituições de ensino precisaram encontrar outra forma de formação escolar. As aulas
presenciais foram transferidas para espaços virtuais. Essa situação fez com que instituições
elaborassem materiais com sugestões de tecnologias digitais que poderiam ser utilizadas por
professores e alunos. Parte desse material tornou-se objeto desta investigação que objetivou
identificar, descrever e problematizar quais e como as Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação (TDIC) são indicadas para o ensino remoto. Orientadas pela Análise de
Conteúdo Categorial, selecionamos entre Lives e Webinars, 12 materiais. A partir delas
identificamos as TDIC citadas, que em seguida foram categorizadas em tecnologias para
comunicação síncrona, assíncrona ou ambas. Das 80 diferentes tecnologias identificadas,
elaboramos a descrição de 14 TDIC que podem ser utilizadas pelos professores e alunos de
modo síncrono e assíncrono, apontamos suas finalidades e avançamos com reflexões para o
contexto educacional. Mediante análise, reforçamos que as TDIC apresentam características
que podem auxiliar no trabalho interativo e participativo dos alunos, mas que também requer
uma responsabilidade sobre o modo de ser “aluno e professor” frentes a essas tecnologias.
Ponderamos ainda que elas são apenas meios/recursos para viabilizar o desenvolvimento das
atividades, a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos tem estreita relação com vários
fatores, entre eles o planejamento didático, objetivos educacionais, metodologias e formas
avaliativas, independentemente de serem aulas presenciais ou a distância.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eduarda Maria Schneider, UTFPR

Afiliação institucional E-mail: Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da
UTFPR – Santa Helena e doutora em Educação para Ciência e Matemática, pela UEM.
emschneider@utfpr.edu.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5142-6608.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5480725187623336.

Bárbara Grace Tobaldini de Lima, UFFS

Afiliação institucional E-mail: Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas,
da UFFS – Realeza e doutora em Educação Científica e Tecnológica, pela UFSC.
tobaldinibg@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6502-7306.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6819394499327864.

Bruna Cristina Tomazini Neto, UFFS

Afiliação institucional E-mail: UFFS- Realeza. brunatmzneto@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3715-3890.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0249993057858915.

Silvana Aguero Nunes, UTFPR

Afiliação institucional E-mail: Discente do Curso de Ciências Biológicas pela UTFPR- Santa
Helena. silagueronunes@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9166-8310.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5061580033953253.

Citas

ALMEIDA, L. R. G. Ensino colaborativo de eletrônica em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre. 75f. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Mestrado em Engenharia Elétrica. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2010.

APRENDIZAGEM criativa com tecnologias digitais: Experiências pedagógicas da UFMS. Webinar apresentada por Francisco Marcelo Lima, Daiane Tonetto. [s.l.], 2020. 1 vídeo (1h 5min 22seg). Publicado pelo Canal Escola Superior de Redes RNP. Disponível

em:<https://www.youtube.com/watch?v=Yz0a3RcuTZY&feature=youtu.be>. Acesso em: 03 jun. 2020.

AULAS presenciais intermediadas pela ferramenta Zoom. Webinar apresentada por Marcelo Almeida Magalhães. [s.l.], 2020. 1 vídeo (1h 48seg). Publicado pelo canal Escola Superior de Redes RNP. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AuG06eu_7Kk&feature=youtu.be>. Acesso em: 02 jun. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS, D. M. V. EAD, Tecnologias e TIC: Introduzindo os aspectos pedagógicos do tema. In: YONEZAWA, W. M.; BARROS, D. M. V. EAD, Tecnologias e TIC. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 35-49, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação do Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2020.

Publicado

2023-01-04

Cómo citar

Eduarda Maria Schneider, Bárbara Grace Tobaldini de Lima, Bruna Cristina Tomazini Neto, & Silvana Aguero Nunes. (2023). O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): Possibilidades para o Ensino (não) presencial durante a Pandemia COVID-19. Revista Científica Educ@ção, 4(8), 1071–1090. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/43

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.