O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): Possibilidades para o Ensino (não) presencial durante a Pandemia COVID-19
Palabras clave:
Formação de professores. Ensino e aprendizagem. Tecnologias na educação.Resumen
A pandemia da Covid-19 vem deixando marcas complexas em todas as áreas da sociedade.
No contexto educacional, com a suspensão das aulas em março, alunos, professores e as
instituições de ensino precisaram encontrar outra forma de formação escolar. As aulas
presenciais foram transferidas para espaços virtuais. Essa situação fez com que instituições
elaborassem materiais com sugestões de tecnologias digitais que poderiam ser utilizadas por
professores e alunos. Parte desse material tornou-se objeto desta investigação que objetivou
identificar, descrever e problematizar quais e como as Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação (TDIC) são indicadas para o ensino remoto. Orientadas pela Análise de
Conteúdo Categorial, selecionamos entre Lives e Webinars, 12 materiais. A partir delas
identificamos as TDIC citadas, que em seguida foram categorizadas em tecnologias para
comunicação síncrona, assíncrona ou ambas. Das 80 diferentes tecnologias identificadas,
elaboramos a descrição de 14 TDIC que podem ser utilizadas pelos professores e alunos de
modo síncrono e assíncrono, apontamos suas finalidades e avançamos com reflexões para o
contexto educacional. Mediante análise, reforçamos que as TDIC apresentam características
que podem auxiliar no trabalho interativo e participativo dos alunos, mas que também requer
uma responsabilidade sobre o modo de ser “aluno e professor” frentes a essas tecnologias.
Ponderamos ainda que elas são apenas meios/recursos para viabilizar o desenvolvimento das
atividades, a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos tem estreita relação com vários
fatores, entre eles o planejamento didático, objetivos educacionais, metodologias e formas
avaliativas, independentemente de serem aulas presenciais ou a distância.
Métricas
Citas
ALMEIDA, L. R. G. Ensino colaborativo de eletrônica em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre. 75f. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Mestrado em Engenharia Elétrica. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2010.
APRENDIZAGEM criativa com tecnologias digitais: Experiências pedagógicas da UFMS. Webinar apresentada por Francisco Marcelo Lima, Daiane Tonetto. [s.l.], 2020. 1 vídeo (1h 5min 22seg). Publicado pelo Canal Escola Superior de Redes RNP. Disponível
em:<https://www.youtube.com/watch?v=Yz0a3RcuTZY&feature=youtu.be>. Acesso em: 03 jun. 2020.
AULAS presenciais intermediadas pela ferramenta Zoom. Webinar apresentada por Marcelo Almeida Magalhães. [s.l.], 2020. 1 vídeo (1h 48seg). Publicado pelo canal Escola Superior de Redes RNP. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AuG06eu_7Kk&feature=youtu.be>. Acesso em: 02 jun. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARROS, D. M. V. EAD, Tecnologias e TIC: Introduzindo os aspectos pedagógicos do tema. In: YONEZAWA, W. M.; BARROS, D. M. V. EAD, Tecnologias e TIC. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 35-49, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação do Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.