O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO LABORAL DOCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

Palabras clave:

Sofrimento. Adoecimento. Docente. Professor.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo descrever os fatores associados ao
sofrimento/adoecimento dos professores, no exercício da sua profissão. A partir de uma
revisão de literatura, de textos publicados entre 2012 e 2018, foram selecionados artigos
diversos, os quais permitiram concluir que a maior parte das doenças que incidem sobre os
professores são de natureza laboral. As doenças mais recorrentes são estresse, síndrome de
Burnout, doenças cardíacas e depressão. As causas mais recorrentes são as condições de
trabalho, a desvalorização profissional e as políticas educacionais. Para a prevenção e cuidado
dos professores adoecidos, são sugeridas novas políticas educacionais, melhoria da qualidade
da estrutura e funcionamento do ensino, redução de alunos por sala de aula e criação de salas
para atendimento e suporte psicológicos.

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Biografía del autor/a

Jacineide Santos Magalhães, Universidad de Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação. Universidad de Paraguay.

Citas

ARAÚJO, L. M. B. F.; SOUSA, R. R. O adoecimento psíquico de professores da rede pública estadual: perspectiva dos docentes. XXXVIII Encontro da Anpad, Rio de Janeiro, 2013.

BERNARDO MASSA, L. D et al. Síndrome de Burnout em professores universitários. Rev. Ter Ocup. Univ. São Paulo. Maio/ago., v. 27, n. 2, p. 180-9, 2016.

BORBA, Bruna Mainardi Rosso et al. Síndrome de Burnout em professores: estudo comparativo entre o ensino público e privado. Psicol. Argum. v. 33, n. 80, p. 270, 281, jan./abr., 2015.

Publicado

2023-01-06

Cómo citar

Jacineide Santos Magalhães. (2023). O SOFRIMENTO/ADOECIMENTO NO EXERCÍCIO LABORAL DOCENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Científica Educ@ção, 3(5), 566–576. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/70