O PAPEL DA ESCOLA NA APROPRIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Palabras clave:
Inteligência emocional. Contexto escolar. Qualidade de vida.Resumen
Este estudo bibliográfico traz uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento da
Inteligência Emocional na educação básica, suscitando a importância e a metodologia de
como o professor poderá auxiliar o aluno no linear deste processo. Ao considerar de que é
no aprender e na arte dos relacionamentos que se constituem ferramentas propulsoras e
motivacionais gerando possibilidades para a sobrevivência, a construção da relação
interpessoal e as habilidades emocionais consideradas essenciais para que os indivíduos
possam realizar sés projetos de vida. O tema deste artigo aponta para a inteligência
Emocional e sua Importância como elemento primordial e estratégico a ser desenvolvido no
decorrer do caminhar escolar. Uma dimensão subjetiva requere ao indivíduo a inferir e
conduzir sua própria trajetória sendo desde o início, levado a desenvolver sua
autoconsciência, aprendendo a se auto motivar, favorecendo o desenvolvimento e
amadurecimento das emoções, ensinando a levar a vida emocionalmente mais equilibrada e
consequentemente saudável. O papel da ciência no campo educacional, ao longo do tempo,
vem comprovando que a inteligência emocional é elemento fundamental para o equilíbrio
pessoal, desenvolvimento das relações interpessoais gerando uma qualidade de vida ao
cidadão. Nesse processo de pesquisa, essa tessitura busca estruturar e ampliar novos saberes
e valores que constituem a convivência pacífica e harmônica nas relações ao respeitar o outro
e a si mesmo. Entretanto cabe ao professor, explorar os vários caminhos com a presente
reflexão agregado a uma metodologia diferenciada que contribua para o sucesso no processo
da educação das emoções.
Métricas
Citas
FURLANETTO, EcleideCunico. Como nasce um professor? Uma reflexão sobre o processo de individualização e formação. 2ª ed. São Paulo; Paulus, 2003.
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 1995.
MACEDO, Lino. Ensaios Construtivistas. São Paulo. Casa do Psicólogo, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.