O PAPEL DA ESCOLA NA APROPRIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Autores/as

Palabras clave:

Inteligência emocional. Contexto escolar. Qualidade de vida.

Resumen

Este estudo bibliográfico traz uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento da
Inteligência Emocional na educação básica, suscitando a importância e a metodologia de
como o professor poderá auxiliar o aluno no linear deste processo. Ao considerar de que é
no aprender e na arte dos relacionamentos que se constituem ferramentas propulsoras e
motivacionais gerando possibilidades para a sobrevivência, a construção da relação
interpessoal e as habilidades emocionais consideradas essenciais para que os indivíduos
possam realizar sés projetos de vida. O tema deste artigo aponta para a inteligência
Emocional e sua Importância como elemento primordial e estratégico a ser desenvolvido no
decorrer do caminhar escolar. Uma dimensão subjetiva requere ao indivíduo a inferir e
conduzir sua própria trajetória sendo desde o início, levado a desenvolver sua
autoconsciência, aprendendo a se auto motivar, favorecendo o desenvolvimento e
amadurecimento das emoções, ensinando a levar a vida emocionalmente mais equilibrada e
consequentemente saudável. O papel da ciência no campo educacional, ao longo do tempo,
vem comprovando que a inteligência emocional é elemento fundamental para o equilíbrio
pessoal, desenvolvimento das relações interpessoais gerando uma qualidade de vida ao
cidadão. Nesse processo de pesquisa, essa tessitura busca estruturar e ampliar novos saberes
e valores que constituem a convivência pacífica e harmônica nas relações ao respeitar o outro
e a si mesmo. Entretanto cabe ao professor, explorar os vários caminhos com a presente
reflexão agregado a uma metodologia diferenciada que contribua para o sucesso no processo
da educação das emoções.

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Biografía del autor/a

Rosa Domingues Leite, Mestranda em Ciências da Educação

Licenciatura em pedagogia; pós-graduada em Educação infantil; Gestão Educacional; Docência do ensino
Superior; Arte e Educação; Psicomotricidade; Alfabetização e Letramento; Psicopedagogia Institucional;
Coordenação pedagógica; Atendimento educacional especializado; Políticas públicas educacionais; Gestão e
mediação de conflito escolar; Educação de Jovens e Adultos; Gestão e Tutoria; Mestranda em Ciências da
Educação.

Citas

FURLANETTO, EcleideCunico. Como nasce um professor? Uma reflexão sobre o processo de individualização e formação. 2ª ed. São Paulo; Paulus, 2003.

GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 1995.

MACEDO, Lino. Ensaios Construtivistas. São Paulo. Casa do Psicólogo, 1994.

Publicado

2023-01-06

Cómo citar

Rosa Domingues Leite. (2023). O PAPEL DA ESCOLA NA APROPRIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Revista Científica Educ@ção, 3(5), 605–621. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/74