Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

  1. A Revista RCEpublica artigos originais e inéditos, referentes à pesquisa  área da educação, considerando a linha editorial da Revista, a seção a que se destina, o tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos submetidos deverão ser exclusividade da Revista. 
  2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas, ensaios, entrevistas e resenhas.
  3. Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS), que os submeterá ao juízo da Comissão Editorial, para verificação de adequação à política editorial definida pelo Conselho Editorial da Revista e do cumprimento de exigências normativas.

3.1.   A avaliação preliminar pelo Comissão Editorial envolve:

  • Adequação ao escopo da Revista e da Seção escolhida;
  • Correção sintática, gramatical e ortográfica;
  • Adequação do texto ao Template;
  • Observância do prazo de dois anos de interstício para publicação de artigos de um/a mesmo/a autor/a;
  • Obrigatoriedade de um/a dos/as autores/as ter titulação mínima de doutor/a.

Obs.: A critério da Comissão Editorial o artigo poderá, nesta etapa preliminar de avaliação, ser aceito ou recusado cabendo ao autor/a identificar a inobservância de um dos aspectos anteriores, podendo proceder a nova submissão após a correção.

  1. Observado o cumprimento das exigências da avaliação preliminar, os artigos serão encaminhados, sem identificação a, no mínimo, dois/duas avaliadores/as externos/as para avaliação e emissão de parecer. No caso de discrepância avaliativa, será indicado/a um/a terceiro/a parecerista. O nome dos/as avaliadores/as será mantido em sigilo.
  2. A Editora geral da Revista ou Editor/a de Seção Temática notificará o/a autor/a principal se o artigo foi aprovado para publicação, rejeitado (e nesse caso, arquivado) ou se necessita de reformulação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos/as avaliadores/as.
  3. Todos/as os/as autores/as deverão, obrigatoriamente, indicar no campo próprio seu cadastro de ORCID.
  4. Artigos, tanto para a seção temática quanto de demanda contínua, terão extensão entre 25.000 a 45.000 caracteres com espaços, com resumo em português, inglês e espanhol.
  5. Os textos de resenhaterão, no máximo, 10.000 caracteres com espaços, com resumo em português, inglês e espanhol. Essa produção apresentará comentários sobre obra recente, ou relançamento de algum clássico no campo da educação. O/A autor/a situará o campo a que a obra pertence, apresentará as principais ideias do/a autor/a e uma apreciação crítica sobre a obra, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da educação. A resenha conterá todas as informações bibliográficas destinadas à identificação do trabalho comentado, bem como a imagem da capa do livro, digitalizada em formato “.jpg” [300dpi].
  6. Os textos de ensaioterão, no máximo, 25.000 caracteres com espaço, com resumo em português, inglês e espanhol.
  7. Os textos de entrevista terão entre 18.000 e 25.000 caracteres com espaço, com resumo em português, inglês e espanhol.
  8. Os manuscritos serão escritos, preferencialmente, em língua portuguesa ou língua espanhola com, no máximo, 3 autores/as, sendo um dos autores com titulação mínima de mestre.
  9. Os manuscritos serão encaminhados eletronicamente pelo OJS, https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2, indicando a seção a que se refere. Se for destinado a seção temática, deve observar o prazo de envio e o nome da seção, corretamente, sem o que não será considerado. O texto será digitado no editor Microsoft Word (doc, docx, rtf, txt), em fonte Garamond tamanho 12, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, espaçamento entre linhas simples e justificado. Para diagramação/formatação do artigo a ser encaminhado, acesse TemplateRCE no link: https://docs.google.com/document/d/1Izdo5jfQLDcvh73stDLJG9z6E-W1ye5i/edit?usp=sharing&ouid=112074193126908826745&rtpof=true&sd=true. Só serão admitidos textos desenvolvidos no Template, segundo o padrão adotado pela Revista.
  10. Cada artigo será, obrigatoriamente, encabeçado por umtítulo em português, inglês e espanhol. O título não excederá 95 caracteres com espaços. Se o texto estiver escrito em espanhol, o título deverá estar em espanhol, português e em inglês (com os respectivos resumos). O texto apresentará, inicialmente, um resumo entre 150 e 250 palavras com espaço, em português, inglês e espanhol; para isso, ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. Se o texto estiver escrito em espanhol, deverá ter resumo em espanhol, português e inglês (abstract). O resumo não será redigido em primeira pessoa, e conterá o foco temático, objetivos, método, resultados e conclusões do trabalho. Três palavras-chave em português, inglês e espanhol serão indicadas ao final dos resumos
  11. O arquivo não excederá o limite de 2Mb, quando for o caso. [DICA]para que seu arquivo não exceda o limite de 2Mb, todas as imagens devem ser incorporadas ao documento base em seu tamanho original (isto é, não devem ser redimensionadas no próprio documento base), com 72dpi de resolução máxima. Convém utilizar os formatos .jpg ou .gif para as imagens. Tabelas e ilustrações deverão ter título, fonte e ano em que foram inseridos ou elaborados e numerados em sequência.
  12. O/A(s) nome(s) do/a(s) autor(es/as), máximo de 3, e o título do artigo serão incluídos, por extenso e caixa baixanos formulários de metadados; preencha atentamente todas as informações solicitadas. Os/As autores/as indicarão, no artigo, e-mail para divulgação. Incluirão, ainda, afiliação institucional e função profissional/vínculo na/com a instituição de origem, cidade, estado e país e ORCID. Ainda no formulário de metadados, incluirão o endereço para correspondência, telefones para contato, fax. No item URL deverá ser disponibilizado o endereço para o link do currículo LattesLink para ORCID é obrigatório.
  13. Os textos serão escritos de forma clara e fluente. Notas de rodapé só serão utilizadas para alguma informação de caráter explicativo. O/A autor/a cuidará para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como: “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação” etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.
  14. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da educação; 5) correção sintática, gramatical e ortográfica, coesão e coerência.
  15. As citações seguirão a NBR 6023, de agosto de 2002, da ABNT, que determina:

– citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Deve constar a indicação do/a autor/a da citação.

Exemplos:

No final da citação: “Citação”. (SILVA; GOMES, ano, p. 123).

No início ou inserida no texto: Segundo Silva (ano, p. 123) “Citação”, ou ainda, Silva (ano, p. 123) afirma que: “[...] citação”.

– citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO/A AUTOR/A CITADO/A, ano, p. 123).

– citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do/a autor/a consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do/a autor/a; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas.

– devem ser usados os seguintes recursos:

[...] para indicar supressões;

[   ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários;

itálico para dar ênfase;

(informação verbal)1 para dados oriundos de informação verbal em palestras, debates etc., com os dados referenciais em nota de rodapé. Exemplo de nota de rodapé: 1Notícia fornecida por Nome e Sobrenome do palestrante no Evento, em Local, em mês e ano.

grifo no original ou grifo nosso: são usados após a paginação para esclarecer a autoria do grifo. Ex.: (SILVA, ano, p. 123, grifo no original)

  1. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do/a(s) autor(es/as).
  2. A revisão ortográfica e gramatical, em português e inglês, é de inteira responsabilidade do/a(s) autor(es/as) do artigo.
  3. As referências bibliográficas deverão apresentar-se em ordem alfabética, pelo último sobrenome do autor em caixa-alta (maiúsculas), segundo a norma NBR 6023, da ABNT. Alinhamento do texto justificado, espaçamento simples, com 3pt de espaço entre cada referência (se usar o modelo aqui, já está formatado).

Mesmo quando o autor se repetir, não use mais ______ (underline) com 7 toques, como anteriormente. Repita o nome do autor integralmente.

Exemplos:

— Livro de um só autor:

SOBRENOME, Nome. Título em itálico (subtítulo sem destaque). Local de edição: Editora, ano de edição.

— Livro de dois autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

— Livro de três autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

— Livro de mais de três autores:

SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

— Capítulo em livros:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo/capítulo sem aspas ou itálico. In: SOBRENOME, Nome (ed./org.). Título do livro em itálico. Idem ao primeiro exemplo. Número das páginas inicial e final.

— Artigos em Revistas:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em itálico, Local da publicação, v. (volume), n. (número), p. (página(s), mês abreviado/mês abreviado, ano.

— Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em itálico. Total de folhas. Tipo (Dissertação ou Tese), Nome do curso. (Mestrado em X ou Doutorado em X), Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), Local, data.

— Artigos em jornais:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/Seção, n. (número), p. (página(s).

— Trabalho em evento:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. InNome do evento em itálico, ano, local, Título dos Anais em itálico. Local de Edição: Editora, ano. p. (página(s).

— Material disponível na internet:

Referenciar de acordo com o tipo de material, como nos itens acima e, ao final, acrescentar Disponível em link. Acesso em (data do acesso com mês abreviado e ponto em seguida à abreviatura. Ex: 10 jan. 2019).

Para evitar a identificação do autor, em caso de ser citado e incluído nas referências, usar a expressão AUTOR ou (AUTOR, ano, p. )

 

Artigos demanda contínua

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