A Metodologia de Ensino como Influenciadora Direta do Desinteresse, Indisciplina e Repetência na Disciplina de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.107Palavras-chave:
Metodologias de ensino, Desinteresse, Indisciplina, MatemáticaResumo
A metodologia de ensino é um aspecto fundamental para garantir a eficiência do aprendizado nas instituições escolares, devendo ser constantemente revista e atualizada para acompanhar o progresso que se concretiza nas mais diversas áreas em que a sociedade se divide. Uma dessas áreas é a Matemática, disciplina essencial na grade curricular de qualquer escola, sendo elemento crucial para o desenvolvimento social e econômico. Este estudo investigou a influência da metodologia de ensino na ocorrência de desinteresse, indisciplina e repetência na disciplina de Matemática. A análise de abordagens tradicionais e inovadoras, tais como a personalização do ensino, a participação ativa dos alunos, o uso de tecnologias digitais e a resolução de problemas autênticos, permitiu a identificação de fatores-chave que impactam o engajamento dos alunos. Ao adotarem estratégias pedagógicas mais dinâmicas e contextualizadas, e ao estabelecerem uma relação de confiança e apoio com os alunos, os professores podem promover um aprendizado significativo, motivador e relevante em Matemática. Essas abordagens inovadoras têm o potencial de transformar a experiência de ensino e aprendizagem, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades matemáticas e se tornem mais confiantes e entusiasmados com a disciplina.
Métricas
Referências
MISHRA, R. K.; REDDY, G. Y. S.; PATHAK, H. The Understanding of Deep Learning: A Comprehensive Review. Mathematical Problems in Engineering, 2021.
YIG, K. G.; SEZGIN, S. An exploratory holistic analysis of digital gamification in mathematics education. Journal of Educational Technology and Online Learning, v. 4, n. 2, p. 115-136, 2021.
SINGHAI, M.; SINGHAI, A. K.; VERMA, K. Applied Mathematics for Pharmaceutical Problems Using Robotics as Assistive Tools for Learning: A Comprehensive Review. Jurnal Teori dan Aplikasi Matematika, v. 5, n. 2, p. 374-391, 2021.
FREDRICKS, J. A.; MCCOLSKEY, W. The Measurement of Student Engagement: A Comparative Analysis of Various Methods and Student Self-report Instruments. In: SKINNER, E. A.; PIMM, J. (Eds.). Handbook of Research on Student Engagement. New York: Springer, 2012, p. 763-782.
ARTIGUE, M.; WINSLOW, C. International comparative studies on mathematics education: a viewpoint from the anthropological theory of didactics. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 31, n. 1, p. 2-36, 2010.
HAGENAUER, G.; HASCHER, T.; VOLET, S. E. Teacher emotions in the classroom: associations with students’ engagement, classroom discipline and the interpersonal teacher-student relationship. European Journal of Psychology of Education, v. 30, p. 385-403, 2015.
HAKAN, S. The Effect of Science, Technology, Engineering and Mathematics-STEM Educational Practices on Students' Learning Outcomes: A Meta-Analysis Study. Turkish Online Journal of Educational Technology, v. 17, n. 2, p. 125-142, 2018.
HARUN, B.; BADRUN, K.; ABDUL, M. Student Attitude and Mathematics Learning Success: A Meta-Analysis. International Journal of Instruction, v. 14, n. 4, p. 209-222, 2021.
LESSANI, A.; YUNUS, A. S. M.; BAKAR, K. B. A. Comparison of new mathematics teaching methods with traditional method. International Journal of Social Sciences, v. 3, n. 2, p. 1285-1297, 2017.
VOSKOGLU, M. Comparing Teaching Methods of Mathematics at University Level. Education Sciences, v. 9, n. 3, p. 204, 2019.
KARAKOÇ, B.; ERYILMAZ, K.; OZPOLAT, E. T.; YILDIRIM, I. The Effect of Game-Based Learning on Student Achievement: A Meta-Analysis Study. Technology, Knowledge and Learning, v. 27, p. 207-222, 2020.
TULARAM, G. A. Traditional vs Non-traditional Teaching and Learning Strategies - the case of E-learning. International Journal for Mathematics Teaching and Learning, v. 19, n. 1, 2018.
PENGLASE, M.; ARNOLD, S. The graphics calculator in mathematics education: A critical review of recent research. Mathematics Education Research Journal, v. 8, p. 58-90, 2015.
AKINSOLA, M. K.; OLOWOJAIYE, F. B. Teacher Instructional Methods and Student Attitudes towards Mathematics. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 3, n. 1, p. 60-73, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.