A Metodologia de Ensino como Influenciadora Direta do Desinteresse, Indisciplina e Repetência na Disciplina de Matemática

Autores/as

  • Lívia Barbosa Pacheco Souza Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Brasil
  • GILMARA DOS SANTOS SILVA UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.107

Palabras clave:

Metodologias de ensino, Desinteresse, Indisciplina, Matemática

Resumen

A metodologia de ensino é um aspecto fundamental para garantir a eficiência do aprendizado nas instituições escolares, devendo ser constantemente revista e atualizada para acompanhar o progresso que se concretiza nas mais diversas áreas em que a sociedade se divide. Uma dessas áreas é a Matemática, disciplina essencial na grade curricular de qualquer escola, sendo elemento crucial para o desenvolvimento social e econômico. Este estudo investigou a influência da metodologia de ensino na ocorrência de desinteresse, indisciplina e repetência na disciplina de Matemática. A análise de abordagens tradicionais e inovadoras, tais como a personalização do ensino, a participação ativa dos alunos, o uso de tecnologias digitais e a resolução de problemas autênticos, permitiu a identificação de fatores-chave que impactam o engajamento dos alunos. Ao adotarem estratégias pedagógicas mais dinâmicas e contextualizadas, e ao estabelecerem uma relação de confiança e apoio com os alunos, os professores podem promover um aprendizado significativo, motivador e relevante em Matemática. Essas abordagens inovadoras têm o potencial de transformar a experiência de ensino e aprendizagem, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades matemáticas e se tornem mais confiantes e entusiasmados com a disciplina.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Brasil

Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pelo NEIM UFBA; Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pelo NUCUS UFBA; Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UNIAFRO UNILAB; e discente da Licenciatura Plena em Pedagogia da UNEB.

GILMARA DOS SANTOS SILVA, UNILAB

 Licenciada em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), formando-me para abraçar a riqueza da linguagem e da educação.Além da graduação, adquiri uma visão diversificada ao concluir a Especialização em Sistema de Gestão de Qualidade Saúde e Meio Ambiente na UNIFACS em 2012, e também minha graduação em Administração pela IESC-FAC no ano de 2006. Essa combinação enriqueceu minha abordagem com perspectivas interdisciplinares.Minha busca por uma educação mais significativa e transformadora me levou a atuar como bolsista do PIBIC/FAPESP em um projeto que visa "A promoção do letramento político no ensino da língua portuguesa na Bahia". Além disso, tive a honra de participar da residência pedagógica do PRP - UNILAB, uma experiência que consolidou meu compromisso com o ensino e aprendizado contínuos.No presente, faço parte do projeto de extensão Emancipa, como corretora de redação, contribuindo para aprimorar as habilidades de escrita dos participantes do cursinho popular da UNILAB/Malês. Adicionalmente, sou membro ativo do Grupo de Pesquisa em Educação Linguística e Literária Antirracista (EDULILA Malês) e do Grupo de Estudo, Extensão e Pesquisa Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade (GEPELIS).

Citas

MISHRA, R. K.; REDDY, G. Y. S.; PATHAK, H. The Understanding of Deep Learning: A Comprehensive Review. Mathematical Problems in Engineering, 2021.

YIG, K. G.; SEZGIN, S. An exploratory holistic analysis of digital gamification in mathematics education. Journal of Educational Technology and Online Learning, v. 4, n. 2, p. 115-136, 2021.

SINGHAI, M.; SINGHAI, A. K.; VERMA, K. Applied Mathematics for Pharmaceutical Problems Using Robotics as Assistive Tools for Learning: A Comprehensive Review. Jurnal Teori dan Aplikasi Matematika, v. 5, n. 2, p. 374-391, 2021.

FREDRICKS, J. A.; MCCOLSKEY, W. The Measurement of Student Engagement: A Comparative Analysis of Various Methods and Student Self-report Instruments. In: SKINNER, E. A.; PIMM, J. (Eds.). Handbook of Research on Student Engagement. New York: Springer, 2012, p. 763-782.

ARTIGUE, M.; WINSLOW, C. International comparative studies on mathematics education: a viewpoint from the anthropological theory of didactics. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 31, n. 1, p. 2-36, 2010.

HAGENAUER, G.; HASCHER, T.; VOLET, S. E. Teacher emotions in the classroom: associations with students’ engagement, classroom discipline and the interpersonal teacher-student relationship. European Journal of Psychology of Education, v. 30, p. 385-403, 2015.

HAKAN, S. The Effect of Science, Technology, Engineering and Mathematics-STEM Educational Practices on Students' Learning Outcomes: A Meta-Analysis Study. Turkish Online Journal of Educational Technology, v. 17, n. 2, p. 125-142, 2018.

HARUN, B.; BADRUN, K.; ABDUL, M. Student Attitude and Mathematics Learning Success: A Meta-Analysis. International Journal of Instruction, v. 14, n. 4, p. 209-222, 2021.

LESSANI, A.; YUNUS, A. S. M.; BAKAR, K. B. A. Comparison of new mathematics teaching methods with traditional method. International Journal of Social Sciences, v. 3, n. 2, p. 1285-1297, 2017.

VOSKOGLU, M. Comparing Teaching Methods of Mathematics at University Level. Education Sciences, v. 9, n. 3, p. 204, 2019.

KARAKOÇ, B.; ERYILMAZ, K.; OZPOLAT, E. T.; YILDIRIM, I. The Effect of Game-Based Learning on Student Achievement: A Meta-Analysis Study. Technology, Knowledge and Learning, v. 27, p. 207-222, 2020.

TULARAM, G. A. Traditional vs Non-traditional Teaching and Learning Strategies - the case of E-learning. International Journal for Mathematics Teaching and Learning, v. 19, n. 1, 2018.

PENGLASE, M.; ARNOLD, S. The graphics calculator in mathematics education: A critical review of recent research. Mathematics Education Research Journal, v. 8, p. 58-90, 2015.

AKINSOLA, M. K.; OLOWOJAIYE, F. B. Teacher Instructional Methods and Student Attitudes towards Mathematics. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 3, n. 1, p. 60-73, 2008.

Publicado

2024-05-26

Cómo citar

Souza, L. B. P., & SILVA, G. D. S. (2024). A Metodologia de Ensino como Influenciadora Direta do Desinteresse, Indisciplina e Repetência na Disciplina de Matemática. Revista Científica Educ@ção, 9(14). https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.107

Número

Sección

Artigos demanda contínua