A A DEFICIÊNCIA VISUAL E A ESCOLA

desenvolvendo aprendizagem no contexto escolar inclusivo.

Autores

  • MICHELLE OLIVEIRA CORREIA Faculdade Interamericana de Ciência Social FICs
  • Ana Cabanas Fics

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.118

Palavras-chave:

pessoa com deficiência visual; aprendizagem; inclusão

Resumo

A pessoa com deficiência é aquela que possui alguma perda sensorial, física ou psíquica, limitando ou não ações. No caso da deficiência visual, a pessoa é suprimida do sentido da visão, completa ou parcialmente. Ao longo da história a pessoa com deficiência visual teve direitos humanos e civis tolhidos; em alguns momentos vistas sem o direito de viver e, atualmente, mediante as legislações vigentes, lhe são reconhecidos e garantidos os direitos humanos e civis como de ser incluída na escola de ensino regular. Nesse sentido, objetiva-se, neste artigo, como recorte de uma tese doutoral, elucidar minúcias sobre a deficiência visual, abordando fatores e tecnologias assistivas pertinentes para a aprendizagem deste público. Assim, a metodologia foi uma pesquisa de natureza básica, descritiva e bibliográfica. Diante deste cenário, conclui-se que não basta apenas receber o aluno com deficiência visual, é preciso pensar e investir em processos que garantam a maior independência, principalmente, dar acesso aos conteúdos trabalhados na escola de forma equiparada e justa. Desta forma, a comunidade escolar garante acolhimento eficiente e aprendizagem eficaz para todos os estudantes, sem restrição.

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Biografia do Autor

MICHELLE OLIVEIRA CORREIA, Faculdade Interamericana de Ciência Social FICs

Doctora en Ciencias de la Educación - FICs

Mestra em Linguística - UFRJ

Especialista em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial; em Planejamento Implementação e Gestão de Educação a Distância - PIGEAD; Gramática Gerativa e Estudos de Cognição; Orientação Educacional e Pedagógica e em Neuropsicopedagogia clínica e institucional.

Cursos na área de desenvolvimento humano com Certificação Internacional: Coach, Analista de perfil comportamental DISC (certificado pela "Internacional Assoation of coaching" -IAC-), em NLP (NeuroLinguistic Programming) pelo "Internacional Association of NLP Institutes" e Dinâmicas Humanas.

Licenciada em Letras e Pedagogia.

Atua como pedagoga no setor de inclusão (NAPNE) do Colégio Pedro II e como professora de Língua Portuguesa na Educação Básica do Município.

Ana Cabanas, Fics

PHD in Philosophy
PHD en Educación
Doctora en Humanidades y Artes con Mención en Ciencias de la Educación
Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional
Especialista em Metodologia Científica
Psicopedagoga
Master Black Belt
Consultora em Qualidade, Processos e Projetos
Engenheira de Produção
Comunicóloga

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Publicado

08.08.2024

Como Citar

OLIVEIRA CORREIA, M., & Cabanas, A. (2024). A A DEFICIÊNCIA VISUAL E A ESCOLA: desenvolvendo aprendizagem no contexto escolar inclusivo. Revista Científica Educ@ção, 9(14). https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.118

Edição

Seção

Artigos demanda contínua

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