ESTUDOS REMOTOS EM TEMPOS DE COVID-19: o caso da Geografia no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS
Palavras-chave:
COVID-19. Educação. Escola. Geografia Estudos remotos.Resumo
O contexto da pandemia da COVID-19 vem alterando as diversas rotinas na
contemporaneidade, incluindo as do campo da educação. O principal objetivo dessa
investigação foi analisar a organização das quatro primeiras semanas dos estudos remotos
dos anos finais do ensino fundamental II, na disciplina de Geografia, organizados pelo
Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se
um estudo de caso nas atividades do 6º ano até o 9º ano do ensino fundamental, com um
corpus composto de 16 atividades que foram analisadas a partir de elementos relacionados
ao tipo de atividade proposta, ao conteúdo e aos recursos empregados nas mesmas.
Constatou-se que tipos de atividades que mais ocorreram foram questões de ordem
dissertativa e elaboração de textos. Os conteúdos mais verificados foram orientação
geográfica, globalização e território brasileiro, seguidos de outros temas do campo da
Geografia escolar. Os mapas apontaram como recursos mais empregados nas atividades,
sendo que os hipertextos também ganharam destaque na análise. É possível considerar que
as atividades organizadas em uma situação emergencial e sem o devido planejamento vêm
atendendo as demandas, mesmo que provisórias, dos estudantes e professores na realidade
analisada.
Métricas
Referências
AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. Representações (carto)gráficas, linguagens e novas tecnologias no ensino de geografia. Paulo Freire. Revista de Pedagogía Crítica, Ano 11, N° 12, dezembro, 2012. Disponível em: http://bibliotecadigital.academia.cl/bitstream/handle/123456789/3078/61-72.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 05 jun 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html Acesso em: 04 jun 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília, 2020a. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40249/2/protocolo_manejo_coronavirus_ms.pdf. Acesso em: 04 jun 2020.
BRASIL. Portaria UFRGS nº 2286 de 17 de março de 2020. Para fins de intensificar as medidas de prevenção da transmissão da COVID-19 (novo Coronavírus), além de manter aquelas já estabelecidas pelo Comitê responsável pelo Plano de Contingenciamento da COVID-19, no âmbito das UFRGS. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/reitoria-institui-portarias-que-regulam-atividadesdurante-periodo-de-suspensao-de-aulas. Acesso em: 05 jun 2020.
COSTA, Franklin Roberto da; LIMA, Francisco de Assis Fernandes. A linguagem cartográfica e o ensino-aprendizagem da Geografia: algumas reflexões. Geografia Ensino & Pesquisa, vol. 16, n. 2, maio/ ago. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/7338/4377 Acesso em: 05 jun 2020.
DOOLEY, Larry McCoy. Case Study Research and Theory Building. Advances in Developing Human Resources (4), 335-354, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.