ESTUDOS REMOTOS EM TEMPOS DE COVID-19: o caso da Geografia no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS

Autores/as

Palabras clave:

COVID-19. Educação. Escola. Geografia Estudos remotos.

Resumen

O contexto da pandemia da COVID-19 vem alterando as diversas rotinas na
contemporaneidade, incluindo as do campo da educação. O principal objetivo dessa
investigação foi analisar a organização das quatro primeiras semanas dos estudos remotos
dos anos finais do ensino fundamental II, na disciplina de Geografia, organizados pelo
Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se
um estudo de caso nas atividades do 6º ano até o 9º ano do ensino fundamental, com um
corpus composto de 16 atividades que foram analisadas a partir de elementos relacionados
ao tipo de atividade proposta, ao conteúdo e aos recursos empregados nas mesmas.
Constatou-se que tipos de atividades que mais ocorreram foram questões de ordem
dissertativa e elaboração de textos. Os conteúdos mais verificados foram orientação
geográfica, globalização e território brasileiro, seguidos de outros temas do campo da
Geografia escolar. Os mapas apontaram como recursos mais empregados nas atividades,
sendo que os hipertextos também ganharam destaque na análise. É possível considerar que
as atividades organizadas em uma situação emergencial e sem o devido planejamento vêm
atendendo as demandas, mesmo que provisórias, dos estudantes e professores na realidade
analisada.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Victor Hugo Nedel Oliveira, UFRGS

Doutor em Educação (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia
(UFRGS). Pós-Doutorando em Educação, Escola de Humanidades, PUCRS. Professor de
Geografia do Departamento de Humanidades, CAp, Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS).
Afiliação institucional E-mail: Professor do Departamento de Humanidades da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). victor.juventudes@gmail.com
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5624-8476
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7489113176882485

Citas

AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. Representações (carto)gráficas, linguagens e novas tecnologias no ensino de geografia. Paulo Freire. Revista de Pedagogía Crítica, Ano 11, N° 12, dezembro, 2012. Disponível em: http://bibliotecadigital.academia.cl/bitstream/handle/123456789/3078/61-72.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 05 jun 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html Acesso em: 04 jun 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília, 2020a. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40249/2/protocolo_manejo_coronavirus_ms.pdf. Acesso em: 04 jun 2020.

BRASIL. Portaria UFRGS nº 2286 de 17 de março de 2020. Para fins de intensificar as medidas de prevenção da transmissão da COVID-19 (novo Coronavírus), além de manter aquelas já estabelecidas pelo Comitê responsável pelo Plano de Contingenciamento da COVID-19, no âmbito das UFRGS. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/reitoria-institui-portarias-que-regulam-atividadesdurante-periodo-de-suspensao-de-aulas. Acesso em: 05 jun 2020.

COSTA, Franklin Roberto da; LIMA, Francisco de Assis Fernandes. A linguagem cartográfica e o ensino-aprendizagem da Geografia: algumas reflexões. Geografia Ensino & Pesquisa, vol. 16, n. 2, maio/ ago. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/7338/4377 Acesso em: 05 jun 2020.

DOOLEY, Larry McCoy. Case Study Research and Theory Building. Advances in Developing Human Resources (4), 335-354, 2002.

Publicado

2023-01-04

Cómo citar

Victor Hugo Nedel Oliveira. (2023). ESTUDOS REMOTOS EM TEMPOS DE COVID-19: o caso da Geografia no Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Revista Científica Educ@ção, 4(8), 946–955. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/34