SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO
Palavras-chave:
escola, sociologia, teatro, sala de aula, Cia. BaráResumo
A partir de um recorte do fragmento da peça “O Homem do Princípio ao Fim”, encenado
pela Cia. BARÁ no Casarão da FESPSP, o presente artigo tem a finalidade de refletir sobre
o teatro aliado às aulas de sociologia nas escolas. Buscando compreender a importância do
conhecimento empírico e as novas formas de construção de conhecimento que abarcam a
ludicidade e os sentidos do corpo em contato com outras formas de experiências que
aproximam os saberes artísticos e sociológicos na condução da vivência teatral. Apresentado
em quatro blocos, o texto versa sobre educação, teatro e sociologia dialogando com autores
como Bertold Brecht e Pierre Bourdieu para exemplificar a relação intrínseca entre
distanciamento e estranhamento.
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Referências
ADORNO, T. W. Teoria da semicultura. In: Educação e sociedade dezembro, 1996, nº 56, ano XVII.
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BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro. Jorge Zahar: 2004.
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