SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO
Keywords:
escola, sociologia, teatro, sala de aula, Cia. BaráAbstract
A partir de um recorte do fragmento da peça “O Homem do Princípio ao Fim”, encenado
pela Cia. BARÁ no Casarão da FESPSP, o presente artigo tem a finalidade de refletir sobre
o teatro aliado às aulas de sociologia nas escolas. Buscando compreender a importância do
conhecimento empírico e as novas formas de construção de conhecimento que abarcam a
ludicidade e os sentidos do corpo em contato com outras formas de experiências que
aproximam os saberes artísticos e sociológicos na condução da vivência teatral. Apresentado
em quatro blocos, o texto versa sobre educação, teatro e sociologia dialogando com autores
como Bertold Brecht e Pierre Bourdieu para exemplificar a relação intrínseca entre
distanciamento e estranhamento.
Metrics
References
ADORNO, T. W. Teoria da semicultura. In: Educação e sociedade dezembro, 1996, nº 56, ano XVII.
ANDRADE, O. de. Do teatro que é bom. In: Ponta de lança. São Paulo: Editora Globo, 2004.
ANDRADE, O. de. Manifesto antropofágico. In: A utopia antropofágica. 2ed. São Paulo: Globo, 1995. (Obras completas de Oswald de Andrade).
BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro. Jorge Zahar: 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.