SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO

Autores

Palavras-chave:

escola, sociologia, teatro, sala de aula, Cia. Bará

Resumo

A partir de um recorte do fragmento da peça “O Homem do Princípio ao Fim”, encenado
pela Cia. BARÁ no Casarão da FESPSP, o presente artigo tem a finalidade de refletir sobre
o teatro aliado às aulas de sociologia nas escolas. Buscando compreender a importância do
conhecimento empírico e as novas formas de construção de conhecimento que abarcam a
ludicidade e os sentidos do corpo em contato com outras formas de experiências que
aproximam os saberes artísticos e sociológicos na condução da vivência teatral. Apresentado
em quatro blocos, o texto versa sobre educação, teatro e sociologia dialogando com autores
como Bertold Brecht e Pierre Bourdieu para exemplificar a relação intrínseca entre
distanciamento e estranhamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diego Marques Gonçales, Fundação Escola de Sociologia

Mestrando em Ciências da Educação. E-mail: diemargon@hotmail.com
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. São Paulo – SP. Professor de Sociologia e diretor de
teatro, fundador da Cia. Bará (grupo teatral e de investigação das formas expressivas, com olhares voltados à
Antropologia, Sociologia e Política). Formado em Teatro na PUCSP e em Sociologia na Escola de Sociologia e
Política de São Paulo (FESPSP), pós-graduado em Estudos Brasileiros: sociedade, educação e cultura.
Atualmente é mestrando em Ciências da Educação, com pesquisa sobre sala de aula, Sociologia e teatro.

Referências

ADORNO, T. W. Teoria da semicultura. In: Educação e sociedade dezembro, 1996, nº 56, ano XVII.

ANDRADE, O. de. Do teatro que é bom. In: Ponta de lança. São Paulo: Editora Globo, 2004.

ANDRADE, O. de. Manifesto antropofágico. In: A utopia antropofágica. 2ed. São Paulo: Globo, 1995. (Obras completas de Oswald de Andrade).

BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro. Jorge Zahar: 2004.

Downloads

Publicado

06.01.2023

Como Citar

Diego Marques Gonçales. (2023). SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO . Revista Científica Educ@ção, 3(5), 577–588. Recuperado de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/71