AS NOVAS TECNOLOGIAS, USADAS EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

Palavras-chave:

Educação, motivação, tecnologia.

Resumo

As diversas transformações que vem ocorrendo no meio da sociedade vigente, propõe aos
educadores e profissionais da educação grandes desafios para promover o desenvolvimento
e a construção do conhecimento junto aos estudantes que vivem um uma realidade permeada
por diferentes ferramentas tecnológicas. Em meio a tantas novidades e transformações
presentes na sociedade compreende-se que existem diferente formas de aprender e de auxiliar
na construção do conhecimento. No entanto se faz necessário que o professor tenha em
mente que é preciso atualizar suas práticas pedagógicas e propor aos seus alunos diferentes
ferramentas para que ele possa desenvolver seus conhecimentos de forma mais autônoma e
motivadora. Neste trabalho que se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se
compreender a importância das novas tecnologias usadas em sala de aula como instrumento
na construção da aprendizagem significativa, pois essas tecnologias permitem que o
professor trabalhe com seus alunos de forma contextualizada e atualizada, explorando
diferentes possibilidade para que o aluno possa construir seus conhecimentos de forma mais
atraente e prazerosa. Ao analisar alguns estudiosos na área da educação e da tecnologia como
Costa 2002, Moran1995, entre outros, entende-se que existem grandes possibilidades das
novas tecnologias serem instrumentos poderosos para motivar os alunos na construção do
conhecimento, contribuindo assim para que eles possam melhorar os seus desempenhos e a
suas participações em sala de aula.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Carlos da Silva Caetano, UNR

Graduado em Letras Português e Inglês pela Faculdade de
Administração Ciências Educação e Letras (FACEL) e em Pedagogia pelo Centro
Universitário Internacional (UNINTER), especializado em Educação Infantil, Linguagens e
Alfabetização pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestrando em
educação pela Universidade Nacional de Rosário/Argentina. E-mail:
fcarloscaetanio@gmail.com.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9849-427X.

Referências

ARAÚJO. P, L; YOSHIDA S. M. P. F; Professor: Desafios da prática pedagógica na atualidade. Faculdades Integradas Mato Grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Cuiabá, MT 2009. Disponível em: http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2009/11/03/outros/608f3503025bdeb70200a86b2b89185a.pdf. Acesso em: 30/05/2018.

BOCCATO. Vera Regina Casari. Metodologia da Pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo cientifico como forma de comunicação. Marília – SP 2006. Disponível em: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/s

etembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf. Acesso em: 26/072019.

BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Brasília 2013.

COORDEIRO. G. R, DIAS V. F, MOLINA N. L. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, Intersaberes, 2012.

Downloads

Publicado

06.01.2023

Como Citar

Francisco Carlos da Silva Caetano. (2023). AS NOVAS TECNOLOGIAS, USADAS EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Científica Educ@ção, 3(5), 639–641. Recuperado de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/75