AS NOVAS TECNOLOGIAS, USADAS EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Authors

Keywords:

Educação, motivação, tecnologia.

Abstract

As diversas transformações que vem ocorrendo no meio da sociedade vigente, propõe aos
educadores e profissionais da educação grandes desafios para promover o desenvolvimento
e a construção do conhecimento junto aos estudantes que vivem um uma realidade permeada
por diferentes ferramentas tecnológicas. Em meio a tantas novidades e transformações
presentes na sociedade compreende-se que existem diferente formas de aprender e de auxiliar
na construção do conhecimento. No entanto se faz necessário que o professor tenha em
mente que é preciso atualizar suas práticas pedagógicas e propor aos seus alunos diferentes
ferramentas para que ele possa desenvolver seus conhecimentos de forma mais autônoma e
motivadora. Neste trabalho que se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se
compreender a importância das novas tecnologias usadas em sala de aula como instrumento
na construção da aprendizagem significativa, pois essas tecnologias permitem que o
professor trabalhe com seus alunos de forma contextualizada e atualizada, explorando
diferentes possibilidade para que o aluno possa construir seus conhecimentos de forma mais
atraente e prazerosa. Ao analisar alguns estudiosos na área da educação e da tecnologia como
Costa 2002, Moran1995, entre outros, entende-se que existem grandes possibilidades das
novas tecnologias serem instrumentos poderosos para motivar os alunos na construção do
conhecimento, contribuindo assim para que eles possam melhorar os seus desempenhos e a
suas participações em sala de aula.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Francisco Carlos da Silva Caetano, UNR

Graduado em Letras Português e Inglês pela Faculdade de
Administração Ciências Educação e Letras (FACEL) e em Pedagogia pelo Centro
Universitário Internacional (UNINTER), especializado em Educação Infantil, Linguagens e
Alfabetização pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestrando em
educação pela Universidade Nacional de Rosário/Argentina. E-mail:
fcarloscaetanio@gmail.com.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9849-427X.

References

ARAÚJO. P, L; YOSHIDA S. M. P. F; Professor: Desafios da prática pedagógica na atualidade. Faculdades Integradas Mato Grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Cuiabá, MT 2009. Disponível em: http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2009/11/03/outros/608f3503025bdeb70200a86b2b89185a.pdf. Acesso em: 30/05/2018.

BOCCATO. Vera Regina Casari. Metodologia da Pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo cientifico como forma de comunicação. Marília – SP 2006. Disponível em: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/s

etembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf. Acesso em: 26/072019.

BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Brasília 2013.

COORDEIRO. G. R, DIAS V. F, MOLINA N. L. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, Intersaberes, 2012.

Published

2023-01-06

How to Cite

Francisco Carlos da Silva Caetano. (2023). AS NOVAS TECNOLOGIAS, USADAS EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Científica Educ@ção, 3(5), 639–641. Retrieved from https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/75