AS NOVAS TECNOLOGIAS, USADAS EM SALA DE AULA COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Keywords:
Educação, motivação, tecnologia.Abstract
As diversas transformações que vem ocorrendo no meio da sociedade vigente, propõe aos
educadores e profissionais da educação grandes desafios para promover o desenvolvimento
e a construção do conhecimento junto aos estudantes que vivem um uma realidade permeada
por diferentes ferramentas tecnológicas. Em meio a tantas novidades e transformações
presentes na sociedade compreende-se que existem diferente formas de aprender e de auxiliar
na construção do conhecimento. No entanto se faz necessário que o professor tenha em
mente que é preciso atualizar suas práticas pedagógicas e propor aos seus alunos diferentes
ferramentas para que ele possa desenvolver seus conhecimentos de forma mais autônoma e
motivadora. Neste trabalho que se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se
compreender a importância das novas tecnologias usadas em sala de aula como instrumento
na construção da aprendizagem significativa, pois essas tecnologias permitem que o
professor trabalhe com seus alunos de forma contextualizada e atualizada, explorando
diferentes possibilidade para que o aluno possa construir seus conhecimentos de forma mais
atraente e prazerosa. Ao analisar alguns estudiosos na área da educação e da tecnologia como
Costa 2002, Moran1995, entre outros, entende-se que existem grandes possibilidades das
novas tecnologias serem instrumentos poderosos para motivar os alunos na construção do
conhecimento, contribuindo assim para que eles possam melhorar os seus desempenhos e a
suas participações em sala de aula.
Metrics
References
ARAÚJO. P, L; YOSHIDA S. M. P. F; Professor: Desafios da prática pedagógica na atualidade. Faculdades Integradas Mato Grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Cuiabá, MT 2009. Disponível em: http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2009/11/03/outros/608f3503025bdeb70200a86b2b89185a.pdf. Acesso em: 30/05/2018.
BOCCATO. Vera Regina Casari. Metodologia da Pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo cientifico como forma de comunicação. Marília – SP 2006. Disponível em: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/s
etembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf. Acesso em: 26/072019.
BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, Brasília 2013.
COORDEIRO. G. R, DIAS V. F, MOLINA N. L. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, Intersaberes, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.