FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MODELAGEM MATEMÁTICA: um panorama de pesquisas recentes

doi:10.46616/rce.v7i11.136

Autores

  • Girlane da Silva dos Santos Secretaria do Estado da Bahia
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Modelagem matemática; Formação de professores; Práticas de ensino.

Resumo

Este artigo objetiva verificar como se apresentam as pesquisas sobre Formação de Professores que se
utilizam da Modelagem Matemática nos últimos anos. A pesquisa é abordagem qualitativa e foi
utilizado como pressuposto metodológico o mapeamento na pesquisa educacional. Os dados foram
coletados a partir de 13 artigos selecionados nas bases de dados Scielo1 e Google Acadêmico. Para análise,
foram elencadas as seguintes categorias a priori: a) os objetivos da pesquisa, b) os sujeitos das pesquisas,
e c) os resultados das pesquisas. Estas categorias ajudaram a perceber que a modelagem pode ser
utilizada pelos profissionais da educação visando compreender a demanda do ensino da matemática
que mais se aproxime da realidade do estudante. E ainda instigando-os para o processo de pesquisa e
possibilitando-os solucionar determinados problemas, além de estimular o senso crítico e reflexivo de
cada estudante. Os resultados apontam para uma discussão sobre a formação que alguns professores
precisam dispor para que consigam realizar trabalhos utilizando a Modelagem Matemática. Nesse
sentido, o professor além de ensinar, precisa saber modelar, para que assim possa criar modelos e
construí-los em conjunto com os estudantes, fazendo desse trabalho uma constante em sua prática
pedagógica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Girlane da Silva dos Santos, Secretaria do Estado da Bahia

Secretaria do Estado da Bahia
E-mail: girlehta@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1950-8202
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6715093205386762

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Centro de Formação de Professores - CFP
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
GEPTEMaC - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tendências da Educação
Matemática e Cultura
E-mail: betemadruga@ufrb.edu.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1674-0479
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/2942749670170194

Referências

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3ª Ed. 2ª reimpressão. - São Paulo: Contexto. 2010.

BIEMBENGUT. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 2010.

Publicado

13.01.2023

Como Citar

Girlane da Silva dos Santos, & Zulma Elizabete de Freitas Madruga. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MODELAGEM MATEMÁTICA: um panorama de pesquisas recentes: doi:10.46616/rce.v7i11.136. Revista Científica Educ@ção, 7(11), 1341–1355. Recuperado de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/85