FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MODELAGEM MATEMÁTICA: um panorama de pesquisas recentes
doi:10.46616/rce.v7i11.136
Palavras-chave:
Modelagem matemática; Formação de professores; Práticas de ensino.Resumo
Este artigo objetiva verificar como se apresentam as pesquisas sobre Formação de Professores que se
utilizam da Modelagem Matemática nos últimos anos. A pesquisa é abordagem qualitativa e foi
utilizado como pressuposto metodológico o mapeamento na pesquisa educacional. Os dados foram
coletados a partir de 13 artigos selecionados nas bases de dados Scielo1 e Google Acadêmico. Para análise,
foram elencadas as seguintes categorias a priori: a) os objetivos da pesquisa, b) os sujeitos das pesquisas,
e c) os resultados das pesquisas. Estas categorias ajudaram a perceber que a modelagem pode ser
utilizada pelos profissionais da educação visando compreender a demanda do ensino da matemática
que mais se aproxime da realidade do estudante. E ainda instigando-os para o processo de pesquisa e
possibilitando-os solucionar determinados problemas, além de estimular o senso crítico e reflexivo de
cada estudante. Os resultados apontam para uma discussão sobre a formação que alguns professores
precisam dispor para que consigam realizar trabalhos utilizando a Modelagem Matemática. Nesse
sentido, o professor além de ensinar, precisa saber modelar, para que assim possa criar modelos e
construí-los em conjunto com os estudantes, fazendo desse trabalho uma constante em sua prática
pedagógica.
Métricas
Referências
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3ª Ed. 2ª reimpressão. - São Paulo: Contexto. 2010.
BIEMBENGUT. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.