FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MODELAGEM MATEMÁTICA: um panorama de pesquisas recentes
doi:10.46616/rce.v7i11.136
Keywords:
Modelagem matemática; Formação de professores; Práticas de ensino.Abstract
Este artigo objetiva verificar como se apresentam as pesquisas sobre Formação de Professores que se
utilizam da Modelagem Matemática nos últimos anos. A pesquisa é abordagem qualitativa e foi
utilizado como pressuposto metodológico o mapeamento na pesquisa educacional. Os dados foram
coletados a partir de 13 artigos selecionados nas bases de dados Scielo1 e Google Acadêmico. Para análise,
foram elencadas as seguintes categorias a priori: a) os objetivos da pesquisa, b) os sujeitos das pesquisas,
e c) os resultados das pesquisas. Estas categorias ajudaram a perceber que a modelagem pode ser
utilizada pelos profissionais da educação visando compreender a demanda do ensino da matemática
que mais se aproxime da realidade do estudante. E ainda instigando-os para o processo de pesquisa e
possibilitando-os solucionar determinados problemas, além de estimular o senso crítico e reflexivo de
cada estudante. Os resultados apontam para uma discussão sobre a formação que alguns professores
precisam dispor para que consigam realizar trabalhos utilizando a Modelagem Matemática. Nesse
sentido, o professor além de ensinar, precisa saber modelar, para que assim possa criar modelos e
construí-los em conjunto com os estudantes, fazendo desse trabalho uma constante em sua prática
pedagógica.
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References
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