FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MODELAGEM MATEMÁTICA: um panorama de pesquisas recentes

doi:10.46616/rce.v7i11.136

Autores/as

  • Girlane da Silva dos Santos Secretaria do Estado da Bahia
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palabras clave:

Modelagem matemática; Formação de professores; Práticas de ensino.

Resumen

Este artigo objetiva verificar como se apresentam as pesquisas sobre Formação de Professores que se
utilizam da Modelagem Matemática nos últimos anos. A pesquisa é abordagem qualitativa e foi
utilizado como pressuposto metodológico o mapeamento na pesquisa educacional. Os dados foram
coletados a partir de 13 artigos selecionados nas bases de dados Scielo1 e Google Acadêmico. Para análise,
foram elencadas as seguintes categorias a priori: a) os objetivos da pesquisa, b) os sujeitos das pesquisas,
e c) os resultados das pesquisas. Estas categorias ajudaram a perceber que a modelagem pode ser
utilizada pelos profissionais da educação visando compreender a demanda do ensino da matemática
que mais se aproxime da realidade do estudante. E ainda instigando-os para o processo de pesquisa e
possibilitando-os solucionar determinados problemas, além de estimular o senso crítico e reflexivo de
cada estudante. Os resultados apontam para uma discussão sobre a formação que alguns professores
precisam dispor para que consigam realizar trabalhos utilizando a Modelagem Matemática. Nesse
sentido, o professor além de ensinar, precisa saber modelar, para que assim possa criar modelos e
construí-los em conjunto com os estudantes, fazendo desse trabalho uma constante em sua prática
pedagógica.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Girlane da Silva dos Santos, Secretaria do Estado da Bahia

Secretaria do Estado da Bahia
E-mail: girlehta@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1950-8202
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6715093205386762

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Centro de Formação de Professores - CFP
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
GEPTEMaC - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tendências da Educação
Matemática e Cultura
E-mail: betemadruga@ufrb.edu.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1674-0479
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/2942749670170194

Citas

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3ª Ed. 2ª reimpressão. - São Paulo: Contexto. 2010.

BIEMBENGUT. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 2010.

Publicado

2023-01-13

Cómo citar

Girlane da Silva dos Santos, & Zulma Elizabete de Freitas Madruga. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MODELAGEM MATEMÁTICA: um panorama de pesquisas recentes: doi:10.46616/rce.v7i11.136. Revista Científica Educ@ção, 7(11), 1341–1355. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/85