A GESTÃO ESCOLAR COMO PRÁTICA DE LIDERANÇA DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES E ESCUTAS SOBRE FORMAÇÃO, PRÁTICAS E POLÍTICAS DA(S) INFÂNCIA(S)

Authors

  • Sheila Patrícia da Hora de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Salvador

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.121

Keywords:

Gestão escolar. Educação Infantil. Liderança. Educação. Pedagogia.

Abstract

A gestão escolar refere-se a uma dinâmica diferenciada de gerenciamento. Envolve aspectos de liderança e de posicionamento pedagógico. Neste contexto, a gestão escolar na educação infantil orbita em critérios de liderança e critérios de estímulo ao desenvolvimento infantil. O presente artigo nasceu de um Projeto de Intervenção com foco na liderança gerencial em uma escola de educação infantil no município de Salvador, na Bahia. Propôs revisitar os aspectos da liderança e a importância da gestão escolar da educação infantil condizente com o bom desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Teve por objetivo geral melhorar o desenvolvimento de ações de liderança da gestão escolar, enriquecendo o processo de ensino e de aprendizagem na escola. A escola não deve desenvolver seu projeto político-pedagógico motivado apenas por uma exigência legal, mais da necessidade de inovar a ação coletiva no cotidiano do trabalho.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Sheila Patrícia da Hora de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Sheila Patrícia da Hora de Oliveira

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-4365-2374.

Curriculum Lattes: https://lattes.cnpq.br/4742555209309913

References

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

ARÍES, Phillipe. História social da infância e da família. Tradução de Dora Floksman. Rio de Janeiro: Guanabara, 2021.

BARBOSA. Maria Carmem Silveira. Práticas cotidianas na Educação Infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares – MEC/SEB, Brasília, DF, 2009.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sara K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12ª edição. Porto: Porto Editora, 2013.

BRASIL. Lei nº. 9.394/96, de 24 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Acesso: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Em: 12 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 5/2009, de 17 dezembro de 2009. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: Conselho Nacional de Educação Básica.

BRUNO, E. B. G; ABREU L. C.; MONÇÃO, M. A. G. Os saberes necessários ao coordenador pedagógico de educação infantil: reflexões, desafios e perspectivas. In.: PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. (orgs.). O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo: Loyola, 2012. p. 77-98.

CAMPOS, M. M. A formação de professores para crianças de 0 a 10 anos: modelos em debate. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 20, n. 68, p. 126-142, dez. 1999.

CAMPOS, M. M.; FULLGRAF, J.; WIGGERS, V. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 127, p. 87-128, jan./abr. 2006.

Published

2024-10-28

How to Cite

Patrícia da Hora de Oliveira, S. (2024). A GESTÃO ESCOLAR COMO PRÁTICA DE LIDERANÇA DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES E ESCUTAS SOBRE FORMAÇÃO, PRÁTICAS E POLÍTICAS DA(S) INFÂNCIA(S). Revista Científica Educ@ção, 9(14). https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.121

Issue

Section

Artigos demanda contínua