A GESTÃO ESCOLAR COMO PRÁTICA DE LIDERANÇA DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES E ESCUTAS SOBRE FORMAÇÃO, PRÁTICAS E POLÍTICAS DA(S) INFÂNCIA(S)

Autores/as

  • Sheila Patrícia da Hora de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Salvador

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.121

Palabras clave:

Gestão escolar. Educação Infantil. Liderança. Educação. Pedagogia.

Resumen

A gestão escolar refere-se a uma dinâmica diferenciada de gerenciamento. Envolve aspectos de liderança e de posicionamento pedagógico. Neste contexto, a gestão escolar na educação infantil orbita em critérios de liderança e critérios de estímulo ao desenvolvimento infantil. O presente artigo nasceu de um Projeto de Intervenção com foco na liderança gerencial em uma escola de educação infantil no município de Salvador, na Bahia. Propôs revisitar os aspectos da liderança e a importância da gestão escolar da educação infantil condizente com o bom desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Teve por objetivo geral melhorar o desenvolvimento de ações de liderança da gestão escolar, enriquecendo o processo de ensino e de aprendizagem na escola. A escola não deve desenvolver seu projeto político-pedagógico motivado apenas por uma exigência legal, mais da necessidade de inovar a ação coletiva no cotidiano do trabalho.

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Biografía del autor/a

Sheila Patrícia da Hora de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Sheila Patrícia da Hora de Oliveira

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-4365-2374.

Curriculum Lattes: https://lattes.cnpq.br/4742555209309913

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Publicado

2024-10-28

Cómo citar

Patrícia da Hora de Oliveira, S. (2024). A GESTÃO ESCOLAR COMO PRÁTICA DE LIDERANÇA DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES E ESCUTAS SOBRE FORMAÇÃO, PRÁTICAS E POLÍTICAS DA(S) INFÂNCIA(S). Revista Científica Educ@ção, 9(14). https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.121

Número

Sección

Artigos demanda contínua