FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Authors

Keywords:

Alfabetizador. Interdisciplinaridade. Tecnologias. Inclusão.

Abstract

O presente artigo apresenta subsídios teóricos para professores alfabetizadores, para
assegurar que se atue como docente interdisciplinar, tecnológico e inclusivo, para que haja
alfabetização e letramento. O grande desafio do educador interdisciplinar passa a ser a
reflexão permanentemente renovada acerca dos modos como enfrentar as oportunidades e
as ameaças de uma sociedade da informação e da comunicação, fazendo da escola o que ela
sempre representou para as pessoas, um lugar onde se aprender a aprender, a fazer, a viver e
a ser. Existe preocupação com a formação permanente do professor quanto às tecnologias
da informação e comunicação, uma opção de qualidade em direção a um ensino mais eficaz
e que permita ao aluno se desenvolver integralmente. As necessidades educativas especiais
devem ser utilizadas como base para o planejamento do professor.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Flávia Ive Mitzuiama Laureano, UNILOGOS

Graduada em Letras pela Fafima, Pedagogia pela Uninove, Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade
Gama Filho.

References

ALVES, N. OLIVEIRA, I. B. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação. Maio/jun./ago. 2003, p. 25-32.

AMARAL, Sérgio Ferreira. Como a escola se encontra frente às novas tecnologias digitais. Campinas: PUC, 2006.

ANDRADE, M. C. M. Cidadania, cultura e diferença na escola. Campinas: Vozes SP, 2006.

AQUINO, J. G. P. (org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.

BAGNATO, M. H. S. CRUZ, L. P. Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença. São Paulo: Atlas, 2005.

Published

2023-01-05

How to Cite

Flávia Ive Mitzuiama Laureano. (2023). FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR. Revista Científica Educ@ção, 3(6), 740–763. Retrieved from https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/66