Esta es un versión antigua publicada el 2023-01-05. Consulte la versión más reciente.

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores/as

Palabras clave:

gestão democrática, educação especial, papel do gestor.

Resumen

O desenvolvimento deste artigo acerca desta temática foi para conhecer de maneira mais elaborada e fundamentada nos princípios norteadores da legislação vigente de nosso país e estado, para tanto com a Constituição Federal Brasileira de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, deste modo, o trabalho busca analisar a questão de como vem se desenvolvendo a gestão democrática dentro da escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial. Porquanto, a gestão democrática, é uma forma de gerenciar uma instituição que possibilite a participação da comunidade escolar, assim com a transparência e democracia. A consulta para elaboração do artigo foi bibliográfica, onde deu suporte para analisar as práticas de gestão que vem sendo desenvolvida na escola, portanto, percebeu-se o comprometimento dos atores envolvidos no processo de gestão dentro da Escola de Educação Básica Joani Veloso de Araújo na Modalidade de Educação especial.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Laíde Ferraz dos Santos, APAE

Nome: Laíde Ferraz dos Santos.
Afiliação Institucional: aluna do curso de pós-graduação em Educação Especial da Academia
Brasileira de Ciências da Educação.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8645-5118.
E-mail: laide@hotmail.com.

Claudio Neves Lopes, Centro Universitário do Vale do Ribeira

Nome: Claudio Neves Lopes, Mestre em Educação. Doutor em Educação.
Afiliação Institucional: Centro Universitário do Vale do Ribeira - Faculdade Sul Paulista de
Itanhaém.
E-mail: claudiooliveira.pedagogo@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1411-0174
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9077468651694064

Citas

ARROYO, Miguel. A administração na educação; um problema político. In: RBAE. Porto Alegre, v. 1, n. 1, 1995.

BERGAMIINI, Cecília W. Motivação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Promulgada em 05 de outubro de 1988.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

CARVALHO, R. E. Escola e reorganização do trabalho pedagógico. 1. ed. Porto Alegre: Mediação 2008.

CISESKI, Ângela Antunes; ROMÃO, José Eustáquio. Conselhos de escola: coletivos instituintes da Escola cidadã. In: GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José Eustáquio (orgs.) Autonomia da escola: Princípios e propostas. – 6ª ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004. (Guia da Escola Cidadã; v.1).

GADOTTI, Moacir. Pressupostos do Projeto Pedagógico. In: Mec Conferência Nacional de Educação para Todos. Anais, Brasília, 1992.

COUTINHO, C. N. Cidadania, Democracia e Educação. In: Escola: espaço de construção da cidadania. Série IDÉIAS, no. 24. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), 2000.

http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.doaction=exibir&codAto=68686&indice=1&totalRegistros=1 Acesso: 10/10/2013.

HUNTER, James, C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro, Sextante, 2004.

LAWLER III. Edward E. Motivação nas Organizações de Trabalho. In: Bergamini, C.W. (org). Psicodinâmica da vida organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Ed. 5. Goiânia: Alternativa, 2004.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Gestão Democrática da escola, ética e sala de aula. ABC Educatio, n. 64. São Paulo: Criarp, 2007.

LUCK, Heloisa. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A , 2006.

Publicado

2023-01-03 — Actualizado el 2023-01-05

Versiones

Cómo citar

Laíde Ferraz dos Santos, & Claudio Neves Lopes. (2023). GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Científica Educ@ção, 7(12), 1356–1365. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/1

Número

Sección

Artigos demanda contínua