AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: Como manter o vínculo do professor com os alunos, e dos alunos com a disciplina?

Autores/as

Palabras clave:

Educação. Disciplina de artes. Ensino remoto.

Resumen

Com a pandemia de Coronavírus escolas do mundo inteiro foram fechadas impossibilitando
as aulas presenciais. Nessa nova perspectiva, o contato dos professores com os alunos
passou a ser realizado virtualmente, principalmente a partir de atividades que começaram a
ser disponibilizadas online. Nesse texto, apresento uma experiência com a disciplina de artes
a partir de atividades remotas para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental II.
Conforme a realidade da escola onde a pesquisa foi realizada, não foi possível garantir que
todos os alunos tivessem acesso aos materiais propostos, em contrapartida, ficou evidente
a dedicação e a qualidade dos trabalhos dos alunos que receberam e realizaram as atividades.
Também foram positivas as trocas de experiências com os colegas professores que se
inspiraram em algumas das propostas e as adaptaram para suas turmas e, além disso, deram
elementos para a criação de novas atividades. Nesse período de quarentena, ficou evidente
a potencialidade de uma educação híbrida (MORAN, 2017) na qual o ensino online,
combinado ao presencial poderão oportunizar a personalização da aprendizagem e o
protagonismo do estudante (BACICH; TANZIN NETO e TREVISANI, 2015).

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Biografía del autor/a

Rosana Fachel de Medeiros, UFRGS

Professora dos Anos Iniciais e Finais na rede municipal de ensino
em Canoas-RS. Pedagoga, mestra, doutora e pós-doutora em Educação e Artes Visuais pela
UFRGS. zanafachel@yahoo.com.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2960-8517.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4118891501254247.

Citas

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Org.). Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

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Publicado

2023-01-04

Cómo citar

Rosana Fachel de Medeiros. (2023). AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: Como manter o vínculo do professor com os alunos, e dos alunos com a disciplina?. Revista Científica Educ@ção, 4(8), 956–976. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/35