AULAS DE ARTES EM TEMPOS DE PANDEMIA E ATIVIDADES REMOTAS: Como manter o vínculo do professor com os alunos, e dos alunos com a disciplina?
Palavras-chave:
Educação. Disciplina de artes. Ensino remoto.Resumo
Com a pandemia de Coronavírus escolas do mundo inteiro foram fechadas impossibilitando
as aulas presenciais. Nessa nova perspectiva, o contato dos professores com os alunos
passou a ser realizado virtualmente, principalmente a partir de atividades que começaram a
ser disponibilizadas online. Nesse texto, apresento uma experiência com a disciplina de artes
a partir de atividades remotas para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental II.
Conforme a realidade da escola onde a pesquisa foi realizada, não foi possível garantir que
todos os alunos tivessem acesso aos materiais propostos, em contrapartida, ficou evidente
a dedicação e a qualidade dos trabalhos dos alunos que receberam e realizaram as atividades.
Também foram positivas as trocas de experiências com os colegas professores que se
inspiraram em algumas das propostas e as adaptaram para suas turmas e, além disso, deram
elementos para a criação de novas atividades. Nesse período de quarentena, ficou evidente
a potencialidade de uma educação híbrida (MORAN, 2017) na qual o ensino online,
combinado ao presencial poderão oportunizar a personalização da aprendizagem e o
protagonismo do estudante (BACICH; TANZIN NETO e TREVISANI, 2015).
Métricas
Referências
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Org.). Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
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