O DIREITO HUMANO DAS MULHERES À EDUCAÇÃO E A PANDEMIA DA COVID-19: uma análise da sobrecarga das estudantes da UEPG

Autores/as

Palabras clave:

Educação. Gênero. Covid-19. Ensino superior. Pandemia.

Resumen

Este artigo discute alguns resultados do levantamento realizado com alunos do ensino
superior (graduação e pós-graduação), de uma Universidade Pública do Estado do Paraná,
para o encaminhamento de ações durante a pandemia da Covid-19. A reflexão se dá na
perspectiva do acesso e permanência das mulheres ao ensino diferenciado (remoto) discutido
como alternativa para o momento de pico da doença. Até que ponto, no comparativo com
os estudantes homens, as mulheres possuem igualdade? Quais as diferenças da condição de
gênero ainda se reproduzem e impedem as mulheres estudantes do ensino superior acessar
o plenamente o direito à educação? A partir da análise dos dados e da discussão teórica sobre
o tema, pretende-se lançar luz às condições que, mesmo circunscritas à pandemia, apenas
reforçam problemas sociais e culturais existentes.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Susana Maria Bartmeyer, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da
Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Afiliação institucional E-mail: Universidade Estadual de Ponta Grossa.
smbartmeyer@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6133-7884.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7554776515776970.

Nei Alberto Salles Filho, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-graduação em
Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Afiliação institucional E-mail: Universidade Estadual de Ponta Grossa. nei.uepg@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4231-2988.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6408053975339811.

Citas

ANDERSEN, Jens Peter, Mathias Wullum Nielsen, Nicole L. Simone, Resa E. Lewiss,

Reshma Jagsi. Is Covid-19 Amplifying the Authorship Gender Gap in the Medical Literature? Cornell University. 14 May 2020, v2. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2005.06303. Acesso em 21 maio 2020.

BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985

Publicado

2023-01-04

Cómo citar

Susana Maria Bartmeyer, & Nei Alberto Salles Filho. (2023). O DIREITO HUMANO DAS MULHERES À EDUCAÇÃO E A PANDEMIA DA COVID-19: uma análise da sobrecarga das estudantes da UEPG. Revista Científica Educ@ção, 4(8), 1043–1060. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/41