O DIREITO HUMANO DAS MULHERES À EDUCAÇÃO E A PANDEMIA DA COVID-19: uma análise da sobrecarga das estudantes da UEPG
Palavras-chave:
Educação. Gênero. Covid-19. Ensino superior. Pandemia.Resumo
Este artigo discute alguns resultados do levantamento realizado com alunos do ensino
superior (graduação e pós-graduação), de uma Universidade Pública do Estado do Paraná,
para o encaminhamento de ações durante a pandemia da Covid-19. A reflexão se dá na
perspectiva do acesso e permanência das mulheres ao ensino diferenciado (remoto) discutido
como alternativa para o momento de pico da doença. Até que ponto, no comparativo com
os estudantes homens, as mulheres possuem igualdade? Quais as diferenças da condição de
gênero ainda se reproduzem e impedem as mulheres estudantes do ensino superior acessar
o plenamente o direito à educação? A partir da análise dos dados e da discussão teórica sobre
o tema, pretende-se lançar luz às condições que, mesmo circunscritas à pandemia, apenas
reforçam problemas sociais e culturais existentes.
Métricas
Referências
ANDERSEN, Jens Peter, Mathias Wullum Nielsen, Nicole L. Simone, Resa E. Lewiss,
Reshma Jagsi. Is Covid-19 Amplifying the Authorship Gender Gap in the Medical Literature? Cornell University. 14 May 2020, v2. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2005.06303. Acesso em 21 maio 2020.
BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.