HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS NA DÉCADA DE 20: UM ESTUDO TEÓRICO

Autores/as

  • Paulo Rodolfo Barbosa SEDUC

Palabras clave:

Educação. Docente. Pedagogia.

Resumen

O presente trabalho tem por finalidade de inserir o leitor em aspectos que norteiam o Sistema
Educacional da cidade de São José dos Campos no período da década de 20, diante do tríplice
“Escolaridade, Religião e Indústria”. Os pontos pertinentes aos fatos históricos que
marcaram esta cidade, assim como, enfocaremos a formação sócio-político-econômicoreligiosa do município, vindo a contrastar estes temas com o movimento educacional da
década de 20. Destacaremos as principais instituições educacionais de São José dos Campos,
bem como os seus conflitos e perspectivas: ideologia/propostas pedagógicas.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Paulo Rodolfo Barbosa, SEDUC

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo; Graduado em
Pedagogia e História pela Faculdade Paulista São José, São Paulo, Pós-Graduado em História pela Universidade
de Taubaté, São Paulo, Pós-Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, Pós-Graduado
em Gestão Escolar pela Facesp.

Citas

AZZI, Riolando. As Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil: Cem Anos de História. 1ºVolumeImplantação do Instituto: 1892-1917; São Paulo- 1999.

AZZI, Riolando. As Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil: Cem Anos de História. 2ºVolumeA Consolidação do Instituto: 1917-1942; São Paulo- 2002.

AZZI, Riolando. As Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil: Cem Anos de História. 3ºVolumeA Expansão do Instituto: 1942-1967; São Paulo- 2003

Publicado

2023-01-07

Cómo citar

Paulo Rodolfo Barbosa. (2023). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS NA DÉCADA DE 20: UM ESTUDO TEÓRICO. Revista Científica Educ@ção, 2(4), 527–543. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/83

Número

Sección

Artigos