EaD COMO CONTRIBUIÇÃO POSITIVA PARA INCLUSÃO SOCIAL
doi:10.46616/rce.v7i11.202
Palabras clave:
Tecnologia. Conhecimento. Metodologia. EaD.Resumen
O presente artigo busca propor uma reflexão sobre a nova modalidade de ensino a distância,
e sua visão contributiva a inclusão social, a partir de suas vantagens e possibilidades de
promoção social, além da educacional. Esse novo olhar de Ensino-aprendizagem tem sido
bastante eficaz nas instituições de ensino superior, sejam estas de caráter público ou privado,
já que está se define por um processo de transformação do ensino presencial para o
tecnológico que pode ser utilizado por inúmeras pessoas da sociedade contemporânea,
possibilitando que indivíduos mesmo com deficiência, sejam capazes desta prática de ensino.
O sistema EAD, tornou-se ao longo dos últimos tempos, uma metodologia educacional de
grande valia, a qual tem sido aplicada em ferramentas que intensificam os programas de
hardware e software, como as Tecnologias Assistivas, as quais possibilitam a viabilidade do
processo educacional, podendo ocorrer em casa ou em polos de estudo. Contudo, a
metodologia EAD, contribui para que pessoas sejam elas, com ou sem deficiência, se sintam
motivadas a sonharem por um título profissional e o segmento de uma carreira integrada ao
mercado de trabalho. Sua aplicação decodifica o processo de educação tecnológica a qual
vem prometendo a cada ano, se tornar um sistema de ensino abrangente, entrelaçando a
educação e as visões sobre a ética e responsabilidade social. Para tanto, destaca-se que o
desenvolvimento deste artigo, frente a sua metodologia, se aplica numa revisão bibliográfica,
a partir de referenciais teóricos e análise de renomados autores sobre o tema.
Métricas
Citas
ALVAREZ, L. Por uma educação que não produza monstros. Revista ensino superior. Ano 22. 2022. Nº 264. P.11.
ALVAREZ, L. Fortalecer os alunos em questões práticas e de autoestima ajuda na empregabilidade. Revista ensino superior. Ano 22. 2022. Nº 264. P.16.
TARAPANOFF, Kira. Aprendizado organizacional: fundamentos e abordagens multidisciplinares, vol. 1/ organizado – Curitiba: Ibpex, 2011.
BASTOS, C. L. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica/Cleverson Leite Bastos, Vicente Keller. – 29. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
PERNICE. M. A. Os sentidos atribuídos ao esporte segundo alguns atletas amputados do município de Peruíbe, São Paulo. Tese de Mestrado. Unilogos University. Miami. Flórida. 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.