DESAFIOS DO PROFESSOR PRESENCIAL PARA O TRABALHO EM AMBIENTES VIRTUAIS EM ÉPOCAS DE PANDEMIA: Experiências e Perspectivas no Município de Araguaína, TO

Autores

Palavras-chave:

COVID-19. Ferramentas EAD. Ensino remoto. TICs.

Resumo

O contexto atual da educação no Brasil, com a pandemia COVID-19, nos direciona a pensar
sobre mudanças no modelo educacional, tendo como alternativa promissora a utilização das
TICs. Com as escolas brasileiras fechadas, a opção mais adequada para promover a
continuidade das aulas é através do ensino à distância. Para isso, é necessário que professores
e alunos tenham acesso à equipamentos tecnológicos, conexão com a internet, e que os
professores tenham preparação para trabalhar nessa modalidade de ensino. Com o objetivo
de conhecer as experiências dos professores do ensino presencial com o uso de ferramentas
virtuais e suas perspectivas para ensinar à distância, entrevistamos 30 professores da
educação básica, atuantes nas redes pública e privada de ensino do município de Araguaína,
Tocantins. Além disso, apresentamos um relato de experiência sobre o trabalho remoto
durante a pandemia da COVID-19 na rede privada de ensino no município de AraguaínaTO.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edmilson Soares da Silva Costa, Governo do Estado do Tocantins

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade
Luterana do Brasil.
Afiliação institucional E-mail: Professor da Educação Básica no Governo do Estado do
Tocantins e na rede privada de ensino no município de Araguaína-TO.
quimisilva69@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3807-3411.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5476481575682459.

Diôgo Januário da Costa Neto, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Biodiversidade pela Universidade Federal do
Tocantins. Aluno de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e
Conservação da Biodiversidade da Universidade Federal de Mato Grosso, campus CuiabáMT.
Afiliação institucional E-mail: Universidade Federal de Mato Grosso.
diogoneto.cp@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4379-5670.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/8162755578226448.

Referências

AZEVEDO, Adriana; et al. TICs na educação: multivisões e reflexões coletivas. Educação & Linguagem, São Paulo, dez/2014, v. (17), n. (2), p. (215-236). DOI: http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v17n2p215-236

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dispões sobre as Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em (02 jun. 2020).

BRASIL. Lei n° 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da corona vírus responsável pelo surto de 2019. Disponível em http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735. Acesso em (20 jun. 2020)

CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO. Diretrizes para protocolo de retorno às aulas presenciais. Disponível em

http://consed.org.br/media/download/5eea22f13ead0.pdf acesso em: (20 jun. 2020)

FAIM, Regiane Maria Tomé. Produção de material didático para educação à distância: planejamento e direitos autorais*. Cadernos de Educação, São Paulo, jan/jun 2018, v. (17), n. (34), p. (63-84). DOI http://dx.doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v17n34p63-84

Downloads

Publicado

04.01.2023

Como Citar

Edmilson Soares da Silva Costa, & Diôgo Januário da Costa Neto. (2023). DESAFIOS DO PROFESSOR PRESENCIAL PARA O TRABALHO EM AMBIENTES VIRTUAIS EM ÉPOCAS DE PANDEMIA: Experiências e Perspectivas no Município de Araguaína, TO. Revista Científica Educ@ção, 4(8), 1061–1070. Recuperado de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/42