DESAFIOS DO PROFESSOR PRESENCIAL PARA O TRABALHO EM AMBIENTES VIRTUAIS EM ÉPOCAS DE PANDEMIA: Experiências e Perspectivas no Município de Araguaína, TO
Palavras-chave:
COVID-19. Ferramentas EAD. Ensino remoto. TICs.Resumo
O contexto atual da educação no Brasil, com a pandemia COVID-19, nos direciona a pensar
sobre mudanças no modelo educacional, tendo como alternativa promissora a utilização das
TICs. Com as escolas brasileiras fechadas, a opção mais adequada para promover a
continuidade das aulas é através do ensino à distância. Para isso, é necessário que professores
e alunos tenham acesso à equipamentos tecnológicos, conexão com a internet, e que os
professores tenham preparação para trabalhar nessa modalidade de ensino. Com o objetivo
de conhecer as experiências dos professores do ensino presencial com o uso de ferramentas
virtuais e suas perspectivas para ensinar à distância, entrevistamos 30 professores da
educação básica, atuantes nas redes pública e privada de ensino do município de Araguaína,
Tocantins. Além disso, apresentamos um relato de experiência sobre o trabalho remoto
durante a pandemia da COVID-19 na rede privada de ensino no município de AraguaínaTO.
Métricas
Referências
AZEVEDO, Adriana; et al. TICs na educação: multivisões e reflexões coletivas. Educação & Linguagem, São Paulo, dez/2014, v. (17), n. (2), p. (215-236). DOI: http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v17n2p215-236
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dispões sobre as Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em (02 jun. 2020).
BRASIL. Lei n° 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da corona vírus responsável pelo surto de 2019. Disponível em http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735. Acesso em (20 jun. 2020)
CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO. Diretrizes para protocolo de retorno às aulas presenciais. Disponível em
http://consed.org.br/media/download/5eea22f13ead0.pdf acesso em: (20 jun. 2020)
FAIM, Regiane Maria Tomé. Produção de material didático para educação à distância: planejamento e direitos autorais*. Cadernos de Educação, São Paulo, jan/jun 2018, v. (17), n. (34), p. (63-84). DOI http://dx.doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v17n34p63-84
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.