LENDO O MUNDO: explorando a leitura literária como ferramenta de conhecimento

Autores

  • Elizabeth Amanda dos Santos Fics
  • Laura de Oliveira Fics
  • Cristiano do Nascimento Siqueira Fics

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.113

Palavras-chave:

Leitura, leitura literária, Leitura de mundo

Resumo

O presente artigo tem como proposta apresentar a “leitura literária como ferramenta de conhecimento” para o cidadão. Conhecimento esse que ocorre de forma contínua, mas que para isso, deve ser oportunizado principalmente pelas instituições escolares para todos, mas principalmente, para que os pouco têm acesso. A leitura literária deve ser entendida como um importante processo que ocorre por meio de experiencias vivenciadas pelo sujeito e essas experiências são ações que podem transformar a vida do sujeito leitor. Esse artigo também tem como objetivo de levar o  leitor à reflexão da importância da leitura na escola não se tornar um mero processo de decodificação de símbolos gráficos, mas sim como uma porta para a descoberta de mundo, de leitura de mundo. O processo investigativo desse trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica tendo como fundamentação teórica autores que discutem a importância da leitura e da leitura literária para promoção de conhecimento para toda a humanidade. Entre esses teóricos estão: Solé (2018), Zilberman (2012), Cosson (2012), Mortatti (2012), Soares (2004-2010), Martins (2006) entre outros. Entenden-se a leitura como um processo, uma ação, de entendimento de expressões formais, como também simbólicas que ocorrem por meio de diversas linguagens. Assim, como citado anteriormente, ler é muito mais do que decodificar os códigos escritos. Entretanto, se requer que o leitor, para chegar ao processo de interpretação a de compreensão ao que lê, ele necessita de repertório, de vivências. Assim, se requer que ele, o leitor, confronte o que leu, decifre o significado do texto lido, em sequência, passe a construir sentido para aquilo que leu, ou seja, ao texto lido. Para tanto, cabe ao ambiente educacional, a escola, aos docentes e a todos os envolvidos em formar pessoas, terem a consciência de que promover o ensino da leitura é proporcionar o sujeito ir além da decodificação dos signos. É sim, formar pensadores, pessoas críticas e reflexivas, levá-las à descobertas de novos saberes, à construção de conhecimentos e que esses sejam colocados em prática, na vida.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elizabeth Amanda dos Santos, Fics

Elizabeth Amanda dos Santos

Afiliação Institucional mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Email: beth.amanda12@gmail.com

 ORCID: https://orcid.org/0009-0002-5476-2812

Link Lattes: https://lattes.cnpq.br/6033241332506659

Laura de Oliveira, Fics

Laura de Oliveira, Mestra em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Email: lauraapoiopedagogico@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2847-5732.

  Currículum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0609005802124331

Cristiano do Nascimento Siqueira, Fics

Cristiano do Nascimento Siqueira, Doutor em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Email: dr.cristiano@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3168-3580

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008378459727817

Referências

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2012

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Paz e Terra, Rio de Janeiro, Brasil.2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Ed. 52. São Paulo: Cortez, 2021

GIL, Antonio. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, São Paulo, Brasil,2019.

GIL, Antonio. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Atlas São Paulo, Brasil.2017

MARCONI, Maria. Anfrade; LAKATOS, Eva. Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 7ed. São Paulo: Atlas, 2022.

MORTATTI, Maria. Rosário. Longo. A alfabetização como processo discursivo – 30 anos de ‘A criança na fase inicial da escrita’. São Paulo: Cortez, 2017.

MORTATTI, Maria. Rosário. Longo (Org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012.

Downloads

Publicado

06.03.2024

Como Citar

Elizabeth Amanda dos Santos, Laura de Oliveira, & Cristiano do Nascimento Siqueira. (2024). LENDO O MUNDO: explorando a leitura literária como ferramenta de conhecimento. Revista Científica Educ@ção, 9(14). https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.113

Edição

Seção

Artigos demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)