LENDO O MUNDO: explorando a leitura literária como ferramenta de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.113Palavras-chave:
Leitura, leitura literária, Leitura de mundoResumo
O presente artigo tem como proposta apresentar a “leitura literária como ferramenta de conhecimento” para o cidadão. Conhecimento esse que ocorre de forma contínua, mas que para isso, deve ser oportunizado principalmente pelas instituições escolares para todos, mas principalmente, para que os pouco têm acesso. A leitura literária deve ser entendida como um importante processo que ocorre por meio de experiencias vivenciadas pelo sujeito e essas experiências são ações que podem transformar a vida do sujeito leitor. Esse artigo também tem como objetivo de levar o leitor à reflexão da importância da leitura na escola não se tornar um mero processo de decodificação de símbolos gráficos, mas sim como uma porta para a descoberta de mundo, de leitura de mundo. O processo investigativo desse trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica tendo como fundamentação teórica autores que discutem a importância da leitura e da leitura literária para promoção de conhecimento para toda a humanidade. Entre esses teóricos estão: Solé (2018), Zilberman (2012), Cosson (2012), Mortatti (2012), Soares (2004-2010), Martins (2006) entre outros. Entenden-se a leitura como um processo, uma ação, de entendimento de expressões formais, como também simbólicas que ocorrem por meio de diversas linguagens. Assim, como citado anteriormente, ler é muito mais do que decodificar os códigos escritos. Entretanto, se requer que o leitor, para chegar ao processo de interpretação a de compreensão ao que lê, ele necessita de repertório, de vivências. Assim, se requer que ele, o leitor, confronte o que leu, decifre o significado do texto lido, em sequência, passe a construir sentido para aquilo que leu, ou seja, ao texto lido. Para tanto, cabe ao ambiente educacional, a escola, aos docentes e a todos os envolvidos em formar pessoas, terem a consciência de que promover o ensino da leitura é proporcionar o sujeito ir além da decodificação dos signos. É sim, formar pensadores, pessoas críticas e reflexivas, levá-las à descobertas de novos saberes, à construção de conhecimentos e que esses sejam colocados em prática, na vida.
Métricas
Referências
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2012
COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Paz e Terra, Rio de Janeiro, Brasil.2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Ed. 52. São Paulo: Cortez, 2021
GIL, Antonio. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, São Paulo, Brasil,2019.
GIL, Antonio. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Atlas São Paulo, Brasil.2017
MARCONI, Maria. Anfrade; LAKATOS, Eva. Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 7ed. São Paulo: Atlas, 2022.
MORTATTI, Maria. Rosário. Longo. A alfabetização como processo discursivo – 30 anos de ‘A criança na fase inicial da escrita’. São Paulo: Cortez, 2017.
MORTATTI, Maria. Rosário. Longo (Org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.