DO EDUCADOR AO INSPIRADOR: o docente como exemplo e formador de leitores fluentes

Autores

  • Elizabeth Amanda dos Santos Fics
  • Laura de Oliveira Fics
  • Cristiano do Nascimento Siqueira Fics

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.112

Palavras-chave:

Leitura, Fluência leitora, Professor inspirador.

Resumo

Ler é uma conquista significativa para qualquer pessoa, abrindo portas para oportunidades e auxiliando na busca pelos objetivos de vida. Portanto, é evidente que privar alguém do hábito da leitura pode limitar suas perspectivas, impedindo o crescimento intelectual e a capacidade de análise crítica. Nesse sentido, o papel do professor como incentivador da leitura dos estudantes é fundamental. O presente artigo tem como objetivo discutir e ressaltar a importância do docente ser mais do que um mero leitor, mas sim, ser um formador de leitores e que esses sejam fluentes, que sejam capazes de interpretar, questionar, opinar e sobre o que leem. A tarefa de formar novos leitores enfrenta desafios, as escolas e educadores desempenham um papel crucial nesse processo. Introduzir os estudantes no mundo da leitura vai além de simplesmente decifrar letras e símbolos, permitindo-lhes compreender o universo por meio das palavras. O propósito deste artigo é incitar o leitor a refletir sobre a relevância da leitura na escola, enfatizando a importância da docência no processo da formação de leitores, como também ressaltando que ler não se trata apenas de decodificar símbolos gráficos, mas sim de abrir caminhos para a descoberta e leitura do mundo. O processo investigativo desse trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica tendo como fundamentação teórica autores que discutem o quanto se faz necessário o docente ser muito mais que um mero transmissor de conteúdos, mas sim aquele que contribui para o conhecimento. Entre esses teóricos estão: Freire (2021), Solé (2018), Zilberman (2012), Soares (2004-2010), Martins (2006) Silva (2015) entre outros. Entendendo a leitura como um processo, uma ação, de entendimento de expressões formais, como também simbólicas que ocorrem por meio de diversas linguagens, assim, ler é muito mais do que decodificar os códigos escritos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elizabeth Amanda dos Santos, Fics

Elizabeth Amanda dos Santos

Afiliação Institucional Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Email: beth.amanda12@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-5476-2812

Link Lattes: https://lattes.cnpq.br/6033241332506659

Laura de Oliveira, Fics

Laura de Oliveira, Mestra em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Email: lauraapoiopedagogico@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2847-5732.

 Currículum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0609005802124331

Cristiano do Nascimento Siqueira, Fics

Cristiano do Nascimento Siqueira, Doutor em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Email: dr.cristiano@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3168-3580

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008378459727817

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado, 1997. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Paz e Terra, Rio de Janeiro, Brasil.2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Ed. 52. São Paulo: Cortez, 2021

GIL, Antonio. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, São Paulo, Brasil,2019.

GIL,Antonio. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Atlas São Paulo, Brasil. 2017.

MARCONI, Maria. Anfrade; LAKATOS, Eva. Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 7ed. São Paulo: Atlas, 2022.

MORTATTI, Maria. Rosário. Longo (Org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012.

OLIVEIRA, Ana Arlinda de. O professor como mediador das leituras literárias. In: Literatura: ensino fundamental / Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.204 p.: il. (Coleção Explorando o Ensino; v. 20).

PRODANOV, Cleber, FREITAS, Ernani. Metodologia do trabalho científico: da Pesquisa e do trabalho científico, 2ª ed. Universidade Feedvale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, 2013. Métodos e técnicas

SEVERINO, Antônio. José. Metodologia do trabalho científico. 21ª ed. São Paulo: Cortez, 2018.

SILVA, Ezequiel Teodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 1986.

SILVA, Ezequiel Teodoro. Conferências sobre leitura-trilogia pedagógica. Campinas/SP: Autores Associados, 2015

SOARES, Magda. A reinvenção da Alfabetização. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 9, n. 52, p. 1-21, jul/ago de 2003.

SOARES, Magda. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

SOARES, Magda. Letramento, um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura; tradução Cláudia Schilling. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

Downloads

Publicado

06.03.2024

Como Citar

Elizabeth Amanda dos Santos, Laura de Oliveira, & Cristiano do Nascimento Siqueira. (2024). DO EDUCADOR AO INSPIRADOR: o docente como exemplo e formador de leitores fluentes. Revista Científica Educ@ção, 9(14). https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.112

Edição

Seção

Artigos demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)