Proposta Pedagógica Como Perspectiva no Curso de Pedagogia em Instituições públicas e privadas em duas cidades do nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v7i12.3

Palavras-chave:

formação de professores; prática pedagógica; professor crítico-reflexivo.

Resumo

Este artigo, tem seu contexto embasado em uma dissertação de mestrado que teve como proposta levar os profissionais de educação, em especial os professores e responsáveis da educação superior, formadores de professores a refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida na formação docente do futuro professor da contemporaneidade. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar e discutir a relevância do professor crítico-reflexivo como formador de formadores, bem como tendo a pedagogia crítica como
aliada nesse processo. Na introdução, apresenta-se um recorte da reflexão que precisa sobre o processo de formação de professores crítico-reflexivo. Para que tal objetivo fosse atingido, realizou-se uma pesquisa de campo, tendo como aporte a pesquisa bibliográfica e um questionário eletrônico enviado aos professores de diferentes instituições superiores de duas cidades do nordeste do Brasil: Recife -PE e Salvador -BA. A coleta de dados da referida pesquisa contou com a colaboração de 65 professores voluntários. Dentro desse processo investigativo, fora realizado um estudo com método comparativo, de caráter quantiqualitativo, dentro de uma metodologia descritiva, interpretativa e hermenêutica tendo como fundamentação teórica os referentes autores: Henry Giroux (1997). Tardif (2014) Stenhouse (1975-2003), Freire (2008-2020), Schön (2000- 2001), Libâneo (2011-2020), Dewey (1979), Saviani (2008-2022) entre outros. Esses autores respaldam essa pesquisa, visto que estão envolvidos em estudos que tratam de questões relacionadas ao poder, a justiça, desigualdade, conhecimento e cultura, bem como, defendendo uma educação pautada no ensino que leve a construção do conhecimento embasada na criticidade e reflexão para a construção e liberdade do sujeito como cidadão.

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Biografia do Autor

Laura de Oliveira, Fics

Laura de Oliveira, Mestra em Educação pela - Fics
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2847
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0609005802124331

Cristiano do Nascimento Siqueira, Fics

Cristiano do Nascimento Siqueira, Doutor em Ciências da Educação pela Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales – Fics
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3168-3580
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008378459727817

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Publicado

03.01.2023

Como Citar

Laura de Oliveira, Claudio Neves Lopes, & Cristiano do Nascimento Siqueira. (2023). Proposta Pedagógica Como Perspectiva no Curso de Pedagogia em Instituições públicas e privadas em duas cidades do nordeste brasileiro. Revista Científica Educ@ção, 7(12), 1381–1398. https://doi.org/10.46616/rce.v7i12.3

Edição

Seção

Artigos demanda contínua

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