ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PASSAPORTE PARA A CIDADANIA

Autores

  • Cristiano do Nascimento Siqueira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics
  • Laura de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics
  • Francimar Maria da Silva Costa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.114

Palavras-chave:

Alfabetização e Letramento. Ensino e Aprendizagem. Leitura e Escrita.

Resumo

O referido artigo com o título de: Alfabetizar Letrando: o passaporte para a cidadania, tem como objetivo relatar o que se  entende por alfabetização e letramento no processo de ensino e de aprendizagem  dos alunos das séries iniciais como elemento crucial para o desenvolvimento da  leitura e da escrita. Trata-se de um trabalho pautado na revisão bibliográfica, de natureza qualitativa analítica interpretativa que está respaldada teoricamente por estudiosos que tratam do  tema com relevância e fundamental para o  campo da área educacional. Dentro do  contexto alfabetização  e letramento abordou-se, de maneira breve, a história da  alfabetização no Brasil; bem como ressaltar a importância de que os mesmos sejam compreendidos essenciais e que estão além da  codificação e decodificação de símbolos; a relevância de um ensino que tenha com  foco a prática social e, finalizando, a importante missão do professor alfabetizador  neste século. Entre os autores que respaldam a construção desta pesquisa estão:  Magda Soares, (2015), Ferreiro (1985-2017), Teberosky (2000), Lerner (2001),  Freire (2008-2022) entre outros, os quais tratam em suas obras importantes  conceitos sobre o tema.

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Biografia do Autor

Cristiano do Nascimento Siqueira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Doutor em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS

E-mail: dr.cristiano@gmail.com

ORCID: https://orcid.org 0000-0003-3168-3580

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008378459727817

Laura de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Mestra em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS

E-mail: lauraapoiopedagogico@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2847-5732.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0609005802124331

Francimar Maria da Silva Costa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Doutoranda em Ciências da Educação pela Faculdat Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

E-mail: francipsi_costa@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0009-00030207-998X

Curriculum Lattes: https://lattes.cnpg.br/4358120381346718

Referências

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Publicado

31.03.2024

Como Citar

Cristiano do Nascimento Siqueira, Laura de Oliveira, & Francimar Maria da Silva Costa. (2024). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PASSAPORTE PARA A CIDADANIA . Revista Científica Educ@ção, 9(14). https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.114

Edição

Seção

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