ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PASSAPORTE PARA A CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.114Palavras-chave:
Alfabetização e Letramento. Ensino e Aprendizagem. Leitura e Escrita.Resumo
O referido artigo com o título de: Alfabetizar Letrando: o passaporte para a cidadania, tem como objetivo relatar o que se entende por alfabetização e letramento no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos das séries iniciais como elemento crucial para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Trata-se de um trabalho pautado na revisão bibliográfica, de natureza qualitativa analítica interpretativa que está respaldada teoricamente por estudiosos que tratam do tema com relevância e fundamental para o campo da área educacional. Dentro do contexto alfabetização e letramento abordou-se, de maneira breve, a história da alfabetização no Brasil; bem como ressaltar a importância de que os mesmos sejam compreendidos essenciais e que estão além da codificação e decodificação de símbolos; a relevância de um ensino que tenha com foco a prática social e, finalizando, a importante missão do professor alfabetizador neste século. Entre os autores que respaldam a construção desta pesquisa estão: Magda Soares, (2015), Ferreiro (1985-2017), Teberosky (2000), Lerner (2001), Freire (2008-2022) entre outros, os quais tratam em suas obras importantes conceitos sobre o tema.
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Disponível: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em:2024.
CAGLIARI, Luiz, Carlos. Alfabetizando sem o BÁ-BÉ-BI-BÓ-BU. São Paulo: Scipione, 2006.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 2017.
FERREIRO, Emília. Educação e Ciência. Folha de S. Paulo, 3 jun. 1985.
FERREIRO, Emília. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999.
FERREIRO, Emília. Reflexões Sobre a Alfabetização. 24. Ed. São Paulo: Cortez, 2017
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 52ª.ed, Rio de Janeiro, Paz e Terra,.2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra,.2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários para a prática educativa. Siglo XXI Buenos Aires. Editores. 2008.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. Tradução de Silvana Cobucci Leite. 9. Ed. São Paulo Cortez, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha Porto Alegre: Artmed, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências profissionais e profissão docente. São Paulo, Cortez, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Porto Alegre, Educação & Realidade, v. 40, n. 2, abr./jun. 2015, p. 629-650.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: Autores Associados, 4ª ed. São Paulo Brasil, 2021.
SAVIANI, Demerval. História das Ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados Ltda, São Paulo, Brasil.2011.
SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/abstract/?lang=pt. Acesso em 2024.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 10.ed. São Paulo:Ática, 1993.
SOARES, Magda. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.
SOARES, Magda. Paulo Freire e a alfabetização: muito além de um método. Belo Horizonte: Presença Pedagógica, 2008.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, p. 5-17, 2003.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2004.
SOARES. Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura; tradução Cláudia Schilling. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.