DEBATES EPISTÉMICOS ENTRE EL PENSAMIENTO COMPLEJO Y LA TRANSDISCIPLINA. APORTES DESDE LOS SISTEMAS COMPLEJOS

Autores

  • Virginia Gonfiantini Universidad Multiversidad Mundo Real Edgar Morin

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.115

Palavras-chave:

epistemología, pensamiento complejo, sistemas complejos, transdisciplina, educación.

Resumo

Num ambiente de mudanças aceleradas, o campo da educação está em constante evolução à medida que procura alternativas que alcancem os diversos objetivos que tanto os países como as organizações internacionais estabeleceram como prioridades nas últimas décadas. Narodowski (1994), ao analisar uma expressão clássica comeniana, explica porque a atividade e a responsabilidade do educador é uma das mais difíceis e complexas: ele deve fazer com que o homem seja homem. Fica claro então que, para superar este desafio, a formação de professores constitui uma faceta crítica em qualquer projeto para melhorar a educação. Com esta premissa no nosso trabalho como formadores de futuros formadores, entendemos que investigar a prática educativa era o maior desafio porque naquela práxis se revelava uma urdidura com numerosos fios que precisavam ser aprofundados, o que exigia - nas palavras de Marcelo Percia (2017 ) - uma ronda para compreender ações e estratégias, inter-relações e silêncios, significados e espaços. A vadiagem como despojamento de ideias preconcebidas, de arrogância, de desapego, sem forças de controle ou autoritarismo, seguindo a “trilha do impossível para ir além da possibilidade. (Percia, 2022) E deambular para se aproximar da mobilidade dos meios em mudança, dos diálogos por vezes inacabados, da génese sem emergir, exigiu uma atitude observadora e reflexiva. Portanto, há mais de dez anos ingressamos nesse campo e nossa produção se refletiu em inúmeros escritos sobre complexidade e transdisciplinaridade a partir da epistemologia complexa e sua ligação com a educação. É justamente neste cenário que nos propomos refletir sobre as contribuições que os sistemas complexos proporcionam à relação recursiva entre o pensamento complexo de Edgar Morin e a transdisciplina de Basarab Nicolescu. Nesta ocasião apresentamos um novo aspecto que tem a ver com o desenvolvimento teórico-metodológico de sistemas complexos centrado na perspectiva de Jean Piaget e Rolando García. Assim, a partir da reflexividade, agregaremos novas dimensões de análise para pensar os processos educativos como processos sistêmicos complexos e transdisciplinares. Fica claro que hoje é urgente rever contextos e ambientes de sistemas complexos, dada a convergência de situações e problemas que ocorrem nos mais diversos cenários. Isto permite-nos continuar a desvendar os sinais dos tempos que emergem e/ou estão subjacentes às transformações e evoluções que ocorrem na educação e que exigem uma abordagem multidimensional e transdisciplinar.

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Biografia do Autor

Virginia Gonfiantini, Universidad Multiversidad Mundo Real Edgar Morin

Doctora en Pensamiento Complejo (México) y Posdoctora en Educación, Investigación y Complejidad (Bolivia), Mg en Educación con Orientación en Evaluación de Instituciones Educativas (Argentina), Prof. en Ciencias de la Educación (Argentina).

E-mail: virginiagonfiantini@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0161-0973

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Publicado

31.03.2024

Como Citar

Virginia Gonfiantini. (2024). DEBATES EPISTÉMICOS ENTRE EL PENSAMIENTO COMPLEJO Y LA TRANSDISCIPLINA. APORTES DESDE LOS SISTEMAS COMPLEJOS. Revista Científica Educ@ção, 9(14). https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.115

Edição

Seção

Artigos demanda contínua