DEBATES EPISTÉMICOS ENTRE EL PENSAMIENTO COMPLEJO Y LA TRANSDISCIPLINA. APORTES DESDE LOS SISTEMAS COMPLEJOS
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.115Palavras-chave:
epistemología, pensamiento complejo, sistemas complejos, transdisciplina, educación.Resumo
Num ambiente de mudanças aceleradas, o campo da educação está em constante evolução à medida que procura alternativas que alcancem os diversos objetivos que tanto os países como as organizações internacionais estabeleceram como prioridades nas últimas décadas. Narodowski (1994), ao analisar uma expressão clássica comeniana, explica porque a atividade e a responsabilidade do educador é uma das mais difíceis e complexas: ele deve fazer com que o homem seja homem. Fica claro então que, para superar este desafio, a formação de professores constitui uma faceta crítica em qualquer projeto para melhorar a educação. Com esta premissa no nosso trabalho como formadores de futuros formadores, entendemos que investigar a prática educativa era o maior desafio porque naquela práxis se revelava uma urdidura com numerosos fios que precisavam ser aprofundados, o que exigia - nas palavras de Marcelo Percia (2017 ) - uma ronda para compreender ações e estratégias, inter-relações e silêncios, significados e espaços. A vadiagem como despojamento de ideias preconcebidas, de arrogância, de desapego, sem forças de controle ou autoritarismo, seguindo a “trilha do impossível para ir além da possibilidade. (Percia, 2022) E deambular para se aproximar da mobilidade dos meios em mudança, dos diálogos por vezes inacabados, da génese sem emergir, exigiu uma atitude observadora e reflexiva. Portanto, há mais de dez anos ingressamos nesse campo e nossa produção se refletiu em inúmeros escritos sobre complexidade e transdisciplinaridade a partir da epistemologia complexa e sua ligação com a educação. É justamente neste cenário que nos propomos refletir sobre as contribuições que os sistemas complexos proporcionam à relação recursiva entre o pensamento complexo de Edgar Morin e a transdisciplina de Basarab Nicolescu. Nesta ocasião apresentamos um novo aspecto que tem a ver com o desenvolvimento teórico-metodológico de sistemas complexos centrado na perspectiva de Jean Piaget e Rolando García. Assim, a partir da reflexividade, agregaremos novas dimensões de análise para pensar os processos educativos como processos sistêmicos complexos e transdisciplinares. Fica claro que hoje é urgente rever contextos e ambientes de sistemas complexos, dada a convergência de situações e problemas que ocorrem nos mais diversos cenários. Isto permite-nos continuar a desvendar os sinais dos tempos que emergem e/ou estão subjacentes às transformações e evoluções que ocorrem na educação e que exigem uma abordagem multidimensional e transdisciplinar.
Métricas
Referências
BABINI, J. Qué es la ciencia. Columba, 1955.
CARBÓN POSSE, E. La teoría del caos. ¿Caprichosas leyes del azar? Editorial Longseller, 2001.
CASTORIADIS, C. Los dominios del hombre: las encrucijadas del laberinto. Gedisa, 1995.
CIRUANA, E. El modelo organizacional y su método. IIPC, 2000.
FERRATER MORA, J. Diccionario de Filosofía (5º ed.) Editorial Sudamericana, 1964.
GARCÍA, R. Sistemas complejos. Conceptos, método y fundamentación epistemológica de la investigación interdisciplinaria. Gedisa, 2007.
GONFIANTINI, V. Tesis Doctoral. Multiversidad Edgar Morin, 2013.
GONFIANTINI, Virginia Formación docente y diálogo de saberes en el Kairós educativo. Sophia, colección de Filosofía de la Educación, (21), pp. 229-245, 2016. Disponible em: http://revistas.ups.edu.ec/index.php/sophia/article/view/21.2016.10
GONFIANTINI, V. Complejidad, ética y educación. Laborde, 2019.
GONFIANTINI, V. El devenir del sujeto pedagógico epistémico. CIEG, Revista Arbitrada del Centro de Investigación y Estudios Gerenciales, 2020.
GONFIANTINI, V. Del Cronos al Kairós. El tiempo como reflexividad. Laborde, 2023a.
GONFIANTINI, V. Kairós educativo desde la complejidad. En: Copertari, S; Lopes Neves, C.; Delmaschio, C. (comp.) (2023) La Techné Educativa en Pandemia. Diálogos para una nueva educación inclusiva desde la virtualidad. RCE, 2023b.
IBÁÑEZ, E. Las teorías del caos, la complejidad y los sistemas. Impactos educativos y aplicaciones en ciencias sociales. Homo Sapiens, 2008.
MARIAS, J., Lain Entralgo, P. Historia de la filosofía y de la ciencia. Guadarrama, 1964.
MOREY, M. El hombre como argumento. Una introducción a la antropología filosófica. Editorial Universidad de Granada, 2019.
MORIN, E. Complejidad restringida, complejidad general, 2005. Disponible em: https://upcommons.upc.edu/bitstream/handle/2099/3883/Complidad%20restrinjida%20complejidad%20general.pdf.
MORIN, E. El Método I. La naturaleza de la naturaleza. Ediciones Cátedra, 1981.
MORIN, E. El espíritu del tiempo. Taurus, 1966.
NARODOWSKI, M. Infancia y poder. La conformación de la pedagogía moderna. Aique, 1994.
NAVARRO, P. Sistemas reflexivos. En: Román Reyes (Dir.), Terminología científico-social. Aproximación crítica (Apéndice). Anthropos, 1988.
NICOLESCU, B. La transdisciplinariedad. Manifiesto. Multiversidad Mundo Real Edgar Morin, 2009.
PERCIA, M. Sesiones en el naufragio (28). Un común impoder. En Revista Adynata, 2022. https://www.revistaadynata.com/post/sesiones-en-el-naufragio-26-un-com%C3%BAn-impoder-marcelo-percia.
PERCIA, M. Estancias en común. Ediciones La Cebra, 2017.
PIAGET, J. A dónde va la educación. Teide, 1981.
PIAGET, J. y GARCÍA, R. Hacia una lógica de significaciones. Gedisa, 1987.
PRIGOGINE, I. Las leyes del caos. Booket, 2017.
ZEA, L. Introducción a la Filosofía. La Conciencia del Hombre en la Filosofía. UNAM, 1967.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.