AULAS ON-LINE DURANTE A PANDEMIA: condições de acesso asseguram a participação do aluno?

Autores

Palavras-chave:

Escolarização. Isolamento social. Covid-19. TICs. Atividades não presenciais.

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de aprofundar as reflexões acerca do momento vivido no
processo de escolarização frente à necessidade da suspensão de aulas para atender o isolamento social,
em virtude da Covid-19. A pesquisa foi produzida com base em um questionário fechado aplicado
ao responsável por cada aluno de uma escola estadual de ensino fundamental II e ensino médio, no
município de Miracatu/SP, sobre o qual, após a tabulação dos dados, foi realizada a análise dos
motivos da pequena incidência de acessos às atividades virtuais ou atividades não presenciais, mesmo
com a declaração afirmativa desses com relação às condições de acesso à internet e existência de
equipamento compatível. Baseados nas hipóteses de um ambiente residencial inadequado, a ausência
de apoio familiar adequada e pressupostos culturais, conclui-se que o acesso às Tecnologias de
Informação e Comunicação - TICs não configura sucesso na participação das aulas virtuais ou
realização de atividades não presenciais.

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Biografia do Autor

Flavia Catanante, Federação das APAEs do Estado de São Paulo

Pedagogia/Especialização em Educação Especial.
Afiliação institucional E-mail: Federação das APAEs do Estado de São Paulo.
coordenadoria.educacao@feapaesp.org.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4825-5497.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0466253095251419.

Iranéia Loiola de Souza Dantas, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Letras/Mestrado em Língua Portuguesa.
Afiliação institucional E-mail: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
iloiola@professor.educacao.sp.gov.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7297-5398.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/0903939971161688.

Rogério Cláudio de Campos, Coordenador Pedagógico na EE Poeta Domingos Bauer

Matemática/Especialização em Gestão Escolar.
Afiliação institucional E-mail: Coordenador Pedagógico na EE Poeta Domingos Bauer
Leite/SEDUC-SP. rogeriocampos@professor.educacao.sp.gov.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3713-1701.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6506211234186779.

Referências

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Publicado

04.01.2023

Como Citar

Flavia Catanante, Iranéia Loiola de Souza Dantas, & Rogério Cláudio de Campos. (2023). AULAS ON-LINE DURANTE A PANDEMIA: condições de acesso asseguram a participação do aluno?. Revista Científica Educ@ção, 4(8), 977–988. Recuperado de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/36