AULAS ON-LINE DURANTE A PANDEMIA: condições de acesso asseguram a participação do aluno?
Palabras clave:
Escolarização. Isolamento social. Covid-19. TICs. Atividades não presenciais.Resumen
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de aprofundar as reflexões acerca do momento vivido no
processo de escolarização frente à necessidade da suspensão de aulas para atender o isolamento social,
em virtude da Covid-19. A pesquisa foi produzida com base em um questionário fechado aplicado
ao responsável por cada aluno de uma escola estadual de ensino fundamental II e ensino médio, no
município de Miracatu/SP, sobre o qual, após a tabulação dos dados, foi realizada a análise dos
motivos da pequena incidência de acessos às atividades virtuais ou atividades não presenciais, mesmo
com a declaração afirmativa desses com relação às condições de acesso à internet e existência de
equipamento compatível. Baseados nas hipóteses de um ambiente residencial inadequado, a ausência
de apoio familiar adequada e pressupostos culturais, conclui-se que o acesso às Tecnologias de
Informação e Comunicação - TICs não configura sucesso na participação das aulas virtuais ou
realização de atividades não presenciais.
Métricas
Citas
CABANAS, Ana. Investigación sin misterios. El camino para la tesis. Rosário, Laborde, 2018.
FUNDAÇÃO LEMANN. Educação conectada: BNDES e MEC lançam chamada pública. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/educacao-conectada-bndes-emec-lancam-chamada-publica. Acesso em 20 jul. 2020.
FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO. Pesquisa sobre uso de tecnologia nas escolas aponta principais desafios que educadores enfrentam na sala de aula. Data de Publicação na WEB: 24 de nov. de 2017. Acesso em 20 jul. 2020.
GONSALES, Priscila. Recursos educacionais abertos, formação de professores e o desafio de educar na cultura digital. TIC EDUCAÇÃO 2013. São Paulo: 2013, p. 53-59.
JUNGES, Lisiane Alvim Saraiva; WAGNER, Adriana. Os estudos sobre a relação família – escola no Brasil: uma revisão sistemática. Educação. Porto Alegre, v. .39, nº esp.(supl), p.114-124, dez., 2016.
MORAN, José. Contribuições para uma pedagogia da educação on-line. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/contrib.pdf. Acesso em 10 jul. 2020.
R7 Notícias. Celular é equipamento mais usado para acessar a internet no Brasil. Postagem de 05/12/2019. Disponível em https://noticias.r7.com/economia/celular-e-equipamentomais-usado-para-acessar-a-internet-no-brasil-05122019. Acesso em 15 jul. 2020.
SÃO PAULO. Comunicado COPED de 17 de março de 2020. Documento orientador: atividades a distância e de conscientização sobre a prevenção ao coronavírus. São Paulo, 2020.
SÃO PAULO. Decreto nº 64.862, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus), bem como sobre recomendações no setor privado estadual.
SÃO PAULO. Decreto nº 9.204, de 23 de nov. de 2017. Institui o Programa de Inovação Educação Conectada. Diário Oficial da União. Publicação: 24 nov. 2017, Ed. 225, Seção 1, p. 41.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.