ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DAS ESCOLAS
Palavras-chave:
: Inclusão. Aprendizagem. Estratégias.Resumo
Este artigo mostra a partir de pesquisas bibliográficas, tem a finalidade de compreender que
só existirá inclusão de pessoas com necessidades especiais em suas dependências se todos
estiverem empenhados em contribuir para a edificação de um trabalho mais humano e
acolhedor. Na perspectiva inclusiva e no contexto político educacional, a avaliação dos
alunos com deficiência intelectual é elemento fundamental para subsidiar sua aprendizagem
e acompanhar o processo de escolarização desses alunos em classes comuns. É preciso
reconhecer o importante papel da aprendizagem escolar no desenvolvimento da criança com
deficiência intelectual. A deficiência intelectual é um enorme desafio para a educação na
escola regular e para a definição do conceito de apoio educativo especializado, pela própria
complexidade que a envolve e pela grande quantidade e variedade de abordagens que podem
ser utilizadas para entender. Esta dificuldade em definir de forma clara o conceito de
deficiência intelectual tem tido consequências muito marcadas no modo como as pessoas em
geral e as organizações e instituições sociais têm lidado com a deficiência. O medo face à
diferença e ao desconhecido é responsável, em grande parte, pela discriminação que a Escola
e a Sociedade promoveram relativamente às pessoas com deficiência em geral, mas muito
particularmente às pessoas com deficiência Intelectual. Compreender a prática educativa
utilizada por professores, referente as dificuldades e desafios do aluno com deficiência
intelectual em sala de aula do ensino regular, analisando quais os critérios e estratégias e o
que caracterizam o processo de avaliação utilizado para subsidiar o trabalho educativo e as
decisões sobre o destino escolar do aluno com deficiência intelectual.
Métricas
Referências
BARBOSA. Heloisa. Reconhecimento e Inclusão das Pessoas com Deficiência. Revista Brasileira de Direito Civil – RBDCivil. Belo Horizonte, 2017. vol. 13, p. 17-37, jul./set.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/ SEF/ SEESP, 2008.
CARNEIRO, M. S. C. A Deficiência mental como produção social: De Itard. à abordagem históricosocial. In: BAPTISTA, Cláudio Roberto; BEYER, Hugo Otto. et al. Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006.
CARVALHO, Rosita Edler. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 3ª edição. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.