ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DAS ESCOLAS

Autores/as

Palabras clave:

: Inclusão. Aprendizagem. Estratégias.

Resumen

Este artigo mostra a partir de pesquisas bibliográficas, tem a finalidade de compreender que
só existirá inclusão de pessoas com necessidades especiais em suas dependências se todos
estiverem empenhados em contribuir para a edificação de um trabalho mais humano e
acolhedor. Na perspectiva inclusiva e no contexto político educacional, a avaliação dos
alunos com deficiência intelectual é elemento fundamental para subsidiar sua aprendizagem
e acompanhar o processo de escolarização desses alunos em classes comuns. É preciso
reconhecer o importante papel da aprendizagem escolar no desenvolvimento da criança com
deficiência intelectual. A deficiência intelectual é um enorme desafio para a educação na
escola regular e para a definição do conceito de apoio educativo especializado, pela própria
complexidade que a envolve e pela grande quantidade e variedade de abordagens que podem
ser utilizadas para entender. Esta dificuldade em definir de forma clara o conceito de
deficiência intelectual tem tido consequências muito marcadas no modo como as pessoas em
geral e as organizações e instituições sociais têm lidado com a deficiência. O medo face à
diferença e ao desconhecido é responsável, em grande parte, pela discriminação que a Escola
e a Sociedade promoveram relativamente às pessoas com deficiência em geral, mas muito
particularmente às pessoas com deficiência Intelectual. Compreender a prática educativa
utilizada por professores, referente as dificuldades e desafios do aluno com deficiência
intelectual em sala de aula do ensino regular, analisando quais os critérios e estratégias e o
que caracterizam o processo de avaliação utilizado para subsidiar o trabalho educativo e as
decisões sobre o destino escolar do aluno com deficiência intelectual.

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Biografía del autor/a

Luana da Silva, APAE de Miracatu

pedagoga e especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência
Intelectual pela FAMESC. e-mail.Luanasl@live.com.

Irineu Lopes, APAE de Miracatu

Mestre em Educação pela Logos University Internacional ; graduado em Letras
pela Universidade Metropolitana de Santos; graduado em Matemática pela Universidade
Metropolitana de Santos; graduado em Normal Superior pela Universidade Hermínio
Ometto de Araras; graduando-se em Educação Especial pela Universidade Santa Cecília; pósgraduado em Gestão Escolar pela Faculdade Corporativa; pós-graduado em Educação
Especial com ênfase em Deficiência Intelectual pela Universidade Cruzeiro do Sul; pósgraduado em Transtorno do Espectro Autista pela Universidade Cruzeiro do Sul.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7192-3046.

Citas

BARBOSA. Heloisa. Reconhecimento e Inclusão das Pessoas com Deficiência. Revista Brasileira de Direito Civil – RBDCivil. Belo Horizonte, 2017. vol. 13, p. 17-37, jul./set.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/ SEF/ SEESP, 2008.

CARNEIRO, M. S. C. A Deficiência mental como produção social: De Itard. à abordagem históricosocial. In: BAPTISTA, Cláudio Roberto; BEYER, Hugo Otto. et al. Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006.

CARVALHO, Rosita Edler. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 3ª edição. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010.

Publicado

2023-01-04

Cómo citar

Luana da Silva, & Irineu Lopes. (2023). ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DAS ESCOLAS. Revista Científica Educ@ção, 4(7), 835–842. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/53