O PROCESSO AVALIATIVO NA EJA NO CONTEXTO DOS MULTILETRAMENTOS
Palavras-chave:
Avaliação. Multiletramentos. Aprendizagem. EJA.Resumo
A avaliação é algo inerente aos processos do dia a dia de aprendizagem, em que todos os
sujeitos do processo educativo estão envolvidos. Na escola, avaliar não pode ser algo isolado.
Nesse contexto, ao se tratar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o tema precisa de muita
reflexão, pois é uma modalidade de ensino que por si só os principais envolvidos, os alunos,
não se sentem atendidos em suas especificidades. Assim, o presente artigo tem por objetivo
fazer ponderações sobre a aplicabilidade dos multiletramentos no contexto avaliativo da EJA
a fim de modificar o baixo índice de aprendizagem, mostrando que são possíveis novas
maneiras de realizar práticas pedagógicas. Para isso, foi feita uma breve reflexão sobre o fazer
docente e a sua formação continuada e, logo em seguida, o ato de avaliar no contexto dos
multiletramentos. O estudo em questão elegeu como procedimento metodológico a pesquisa
bibliográfica na qual indica que para mudar o atual quadro do processo avaliativo na EJA, a
escola não pode continuar negando o acesso à aprendizagem desses alunos, devido a
avaliações sem eficiência. Percebe-se que é necessário transformar os educandos da EJA em
cidadãos autônomos através de uma interação proativa própria dos multiletramentos quando
bem direcionados.
Métricas
Referências
BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. RS, Artmed, 2007. BRASIL.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a educação especial na educação básica/Secretaria de Educação Especial – MEC; SEESP, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Documento subsidiário à política de inclusão. Brasília, MEC/SEE, 2005a.
DROUET, R. C. R. Distúrbios da Aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
FURTADO, Ana Maria Ribeiro, BORGES, Marizinha Coqueiro. Módulo: Dificuldades de Aprendizagem. Vila Velha- ES, ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, 2007.
JOHNSON, Doris J. e MYKLEBUST, Helmer R. Distúrbios de Aprendizagem – Princípios e Práticas Educacionais. São Paulo: Pioneira, 1987.
REGO, Tereza C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
HOFFMANN, Jussara. Mito & Desafio: Uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: 17ª ed., Educação e Realidade, 1995.
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em Avaliação. Porto Alegre: 2ª ed. Editora Meditação, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.