O PROCESSO AVALIATIVO NA EJA NO CONTEXTO DOS MULTILETRAMENTOS

Autores

Palavras-chave:

Avaliação. Multiletramentos. Aprendizagem. EJA.

Resumo

A avaliação é algo inerente aos processos do dia a dia de aprendizagem, em que todos os
sujeitos do processo educativo estão envolvidos. Na escola, avaliar não pode ser algo isolado.
Nesse contexto, ao se tratar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o tema precisa de muita
reflexão, pois é uma modalidade de ensino que por si só os principais envolvidos, os alunos,
não se sentem atendidos em suas especificidades. Assim, o presente artigo tem por objetivo
fazer ponderações sobre a aplicabilidade dos multiletramentos no contexto avaliativo da EJA
a fim de modificar o baixo índice de aprendizagem, mostrando que são possíveis novas
maneiras de realizar práticas pedagógicas. Para isso, foi feita uma breve reflexão sobre o fazer
docente e a sua formação continuada e, logo em seguida, o ato de avaliar no contexto dos
multiletramentos. O estudo em questão elegeu como procedimento metodológico a pesquisa
bibliográfica na qual indica que para mudar o atual quadro do processo avaliativo na EJA, a
escola não pode continuar negando o acesso à aprendizagem desses alunos, devido a
avaliações sem eficiência. Percebe-se que é necessário transformar os educandos da EJA em
cidadãos autônomos através de uma interação proativa própria dos multiletramentos quando
bem direcionados.

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Biografia do Autor

Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa, Professora Efetiva da Rede Estadual da Bahia

Mestre em Ciência da Educação pela Universidade
Interamericana. PY. Lic. Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana
– Bahia (UEFS). Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade
Estadual da Bahia (UFBA). Professora Efetiva da Rede Estadual da Bahia.
E-mail: ligiarenata60@gmail.com.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4523-0366.

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Publicado

04.01.2023

Como Citar

Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa. (2023). O PROCESSO AVALIATIVO NA EJA NO CONTEXTO DOS MULTILETRAMENTOS. Revista Científica Educ@ção, 4(7), 882–890. Recuperado de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/57