A DIVERSIDADE COMO REFLEXÃO: estudos com currículo educacional
Keywords:
Diversidade. GECED. Currículo Educacional.Abstract
O artigo apresenta o resultado de estudos realizados com projeto - ensino, pesquisa e
extensão – denominado: “Descolonizando: debates e reflexões sobre currículo educacional
e diversidades”, desenvolvido junto ao programa de extensão LET (Laboratório de estudos
do texto) na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Para este artigo o objetivo é
apresentar o resultado do trabalho realizado e gerado a partir do desenvolvimento das ações
do projeto com o Grupo de Estudos em Currículo Educacional e Diversidades – GECED.
O GECED existe desde 2017 e está formado por professores da UEPG, da rede pública e
privada de educação básica, por alunos da UEPG e alunos da educação básica. A pesquisa é
qualitativa e a metodologia utilizada para analisar os dados é a análise de conteúdo de
(BARDIN, 2016). O resultado obtido confirma que o formato de projeto integrado gera
conhecimentos entre seus participantes a partir do ensino, da pesquisa e da extensão.
Metrics
References
AUSTIN, John Langhaw. Cómo hacer cosas com palavras: palavras y acciones. 2ª. Ed. 2ª. Reimp. Buenos Aires: Paidós, 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edição vista e ampliada. Tradução: Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRAGA, Lucimar Araújo. Relações de currículo na formação inicial de professores: uma análise a partir das concepções de licenciandos do Curso de Letras. Tese (Doutorado em Educação – Área de Concentração – Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2018.
BRAGA, Lucimar Araújo. Em busca de uma formação sem sacralização. 8-20 In.: CORREA, D. A. (Organ.). Saberes integrados: sociedade e universidade. 1ª. Ed. Ponta Grossa, Container Edições e Edições Muitas Vozes. 2018.
BRAGA, Lucimar Araújo. O currículo e as possibilidades de estudos com gênero: experimentos com a curricularização da extensão. 93-116 In.: Ana Lucia Pereira et. al. ÁGORA: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação. Rio de Janeiro: Editora
Multifoco, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. (Acesso 11-11-2018), 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos1/92 a 91/2016 e pelo Decreto
Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Tradução: Rogério Bettoni. 1ª. Ed. 3ª. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora,m 2017.
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Tradução: Sérgio Tadeu de N. Lamarão e Arnaldo M. da Cunha. 3ª. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
DAVINI, Maria Cristina. La formación docente en cuestión: política y pedagogía. 1ª. Ed. 5ª. Reimp. Buenos Aires: Paidós, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.