A DIVERSIDADE COMO REFLEXÃO: estudos com currículo educacional

Autores/as

Palabras clave:

Diversidade. GECED. Currículo Educacional.

Resumen

O artigo apresenta o resultado de estudos realizados com projeto - ensino, pesquisa e
extensão – denominado: “Descolonizando: debates e reflexões sobre currículo educacional
e diversidades”, desenvolvido junto ao programa de extensão LET (Laboratório de estudos
do texto) na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Para este artigo o objetivo é
apresentar o resultado do trabalho realizado e gerado a partir do desenvolvimento das ações
do projeto com o Grupo de Estudos em Currículo Educacional e Diversidades – GECED.
O GECED existe desde 2017 e está formado por professores da UEPG, da rede pública e
privada de educação básica, por alunos da UEPG e alunos da educação básica. A pesquisa é
qualitativa e a metodologia utilizada para analisar os dados é a análise de conteúdo de
(BARDIN, 2016). O resultado obtido confirma que o formato de projeto integrado gera
conhecimentos entre seus participantes a partir do ensino, da pesquisa e da extensão.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lucimar Araújo Braga, UEPG

Afiliação institucional: UEPG UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
E-mail: labraga2007@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0178-4516
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/8582701929104828

Citas

AUSTIN, John Langhaw. Cómo hacer cosas com palavras: palavras y acciones. 2ª. Ed. 2ª. Reimp. Buenos Aires: Paidós, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edição vista e ampliada. Tradução: Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRAGA, Lucimar Araújo. Relações de currículo na formação inicial de professores: uma análise a partir das concepções de licenciandos do Curso de Letras. Tese (Doutorado em Educação – Área de Concentração – Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2018.

BRAGA, Lucimar Araújo. Em busca de uma formação sem sacralização. 8-20 In.: CORREA, D. A. (Organ.). Saberes integrados: sociedade e universidade. 1ª. Ed. Ponta Grossa, Container Edições e Edições Muitas Vozes. 2018.

BRAGA, Lucimar Araújo. O currículo e as possibilidades de estudos com gênero: experimentos com a curricularização da extensão. 93-116 In.: Ana Lucia Pereira et. al. ÁGORA: fundamentos epistemológicos e pesquisas avançadas em educação. Rio de Janeiro: Editora

Multifoco, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. (Acesso 11-11-2018), 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos1/92 a 91/2016 e pelo Decreto

Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Tradução: Rogério Bettoni. 1ª. Ed. 3ª. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora,m 2017.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Tradução: Sérgio Tadeu de N. Lamarão e Arnaldo M. da Cunha. 3ª. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

DAVINI, Maria Cristina. La formación docente en cuestión: política y pedagogía. 1ª. Ed. 5ª. Reimp. Buenos Aires: Paidós, 2010.

Publicado

2023-01-04

Cómo citar

Lucimar Araújo Braga. (2023). A DIVERSIDADE COMO REFLEXÃO: estudos com currículo educacional. Revista Científica Educ@ção, 5(9), 1192–1208. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/26