ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ALUNOS DE 6 A 9 ANOS POR MEIO DO LÚDICO

Authors

  • Flávia Ive Mitzuiama Laureano UNILOGOS

Keywords:

Alfabetização. Letramento. Lúdico. Aprendizagem.

Abstract

O presente artigo apresenta subsídios teóricos e práticos para o uso do lúdico na educação,
para assegurar que jogos e brincadeiras possam fazer parte do planejamento metodológico
da disciplina de língua portuguesa para crianças de 6 a 9 anos, para que haja alfabetização e
letramento. Há que se prever que a criança aprende aquilo que lhe seja devidamente
direcionado pelos devidos pilares, estimulação, sensibilização, assimilação, acomodação do
saber, por meio da internalização do conhecimento em meio à sua reflexão, fruir e execução.
O professor necessário faz de suas aulas um jogo contínuo entre a imaginação e a percepção.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Flávia Ive Mitzuiama Laureano, UNILOGOS

Graduada em Letras pela Fafima, Pedagogia pela Uninove, Pós-Graduada em Psicopedagogia pela
Universidade Gama Filho. flaviaive@yahoo.com.br

References

BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2001.

BRONCKART, J. P. Théories du language: une introduction critique. Liège, França, 1997.

CHOMSKY, N. A. A review of B.F. Skinners’verbal Bahavior. Language. 35 (1): 26-58, New York, 1999.

Published

2023-01-07

How to Cite

Flávia Ive Mitzuiama Laureano. (2023). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA ALUNOS DE 6 A 9 ANOS POR MEIO DO LÚDICO. Revista Científica Educ@ção, 2(4), 460–478. Retrieved from https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/78

Issue

Section

Artigos