INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • Franceli Costa Cavalcante Faculdade Censupeg
  • Carlos Leonardo Lesniowski Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Francisco Carlos da Silva Caetano Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v8i13.95

Keywords:

literatura infantil; desenvolvimento humano; alfabetização.

Abstract

Com objetivo de compreender como a literatura infantil influencia no processo de desenvolvimento humano e da aprendizagem das crianças, observou-se que os seres humanos estão em constante transformação, que vai desde o seu período de formação uterina até o último suspiro de vida e, neste processo de formação é influenciado por diferentes maneiras pelo meio, para que, aos poucos possa ir se construindo, se transformando e modificando sua realidade de mundo ao seu redor.  A literatura infantil é um dos elementos que compõe o meio social e que pode favorecer o desenvolvimento humano despertando vários gatilhos de habilidades capazes de serem desenvolvidas ao longo de sua vida. Neste trabalho buscamos compreender, por meio de um breve estudo bibliográfico como a literatura infantil influencia o desenvolvimento das crianças em fase de alfabetização nos anos iniciais da Educação Básica. Buscamos no estudo bibliográfico analisar as literaturas que apontam a importância da Literatura Infantil no desenvolvimento humano e sua contribuição no processo de aprendizagem.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Franceli Costa Cavalcante, Faculdade Censupeg

Carlos Leonardo Lesniowski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

E-mail: carloslesniowski@gmail.com

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/4997142370707754

Francisco Carlos da Silva Caetano, Universidade Federal do Paraná

E-mail: fcarloscaetanio@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9849-427X

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/5746436220180664

References

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, BNCC, Brasília, 2018. Disponível em link. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 de jul. 2022.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: Teoria, análise e didática. São Paulo -SP: Moderna, 2000.

CRUZ Iara Rocha de Oliveira, LUTERMAN Luana Alves Luterman. Brincar de ler em outra dimensão: literatura infantil nos anos iniciais para a formação de leitores. REVELLI v.8 n.3. Outubro, 2016. p.164-184. ISSN 1984 – 6576. Disponível em link: https://web.archive.org/web/20180418233307id_/http://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/viewFile/5390/3796 . Acessado em: 15 jun. 2022.

CRUZ, Helena Clarisse Marques. Letramento digital: abordagens sobre o ensino e sua contribuição nos anos iniciais do ensino fundamental. João Pessoa – PB 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/20504/1/HCMC09072021.pdf. Acessado em: 08 dez./2022.

KERBER Patrícia Silmara. ALLEBRANDT Lídia Inês. Contribuições da Literatura Infantil na Formação Humana. Injuí, 2014. Modalidade do trabalho: Relato de experiência Evento: XV Jornada de Extensão.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4). Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf. Acessado em: 18 dez. 2022.

KLASSMANN, Daili Mayana. SILVA, Patrícia Gomes. O uso das tecnologias da informação e comunicação como instrumentos de incentivo ao hábito da leitura. Chapecó-SC, 2018. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/2464/1/KLASSMANN.pdf Acessado em: 18 dez. 2022.

MORAN, José. Novas tecnologias e o reencantamento do mundo. Rio de Janeiro, 1995, vol. 23, n. 126. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/novtec.pdf. Acessado em: 18 dez. 2022.

PEREIRA, Lizandra locatelli. CORDENONSI, André Zanki. SOFTWARES EDUCATIVOS: Uma Proposta de Recurso Pedagógico para o Trabalho de Reforço das Habilidades de Leitura e Escrita com Alunos dos Anos Iniciais. Universidade Federal de Santa Maria, 2009. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13587/8556 Acessado em: 28 nov. 2022.

PREVEDELLO, Jocelaine Pivetta. NOAL, Eronita Ana Cantarelli. A importância da leitura e a influência das tecnologias. Rio Grande do Sul, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2262/Prevedello_Jocelaine_Pivetta.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acessado em: 18 dez. 2022.

RODRIGUES, Cristina Cordeiro de Moniz. A contação de história na educação infantil: práticas e reflexões. João Pessoa –PB, 2019. Disponível em link https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/13179/1/CCMR01022019.pdf. Acessado em: 14 dez. 2022.

SILVA, Josimária Fernandes. A contribuição da leitura de histórias infantis no processo ensino aprendizagem. João Pessoa – PB, 2019. Disponível em link. https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15136/1/JFS03072019.pdf. Acessado em 14 nov. 2022.

Published

2023-02-11

How to Cite

Franceli Costa Cavalcante, Carlos Leonardo Lesniowski, & Francisco Carlos da Silva Caetano. (2023). INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Científica Educ@ção, 8(13). https://doi.org/10.46616/rce.v8i13.95

Issue

Section

Artigos demanda contínua