A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I

Autores/as

Palabras clave:

Internet. Letramento. Ensino fundamental. Multiletramento.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo, debater de maneira conceitual sobre a influência da
linguagem virtual no processo de letramento dos alunos do ensino fundamental. De modo
que foi possível compreender que as novas tecnologias são de extrema importância,
sobretudo imersas no ambiente escolar, já que a era tecnológica insere crianças e jovens cada
vez mais cedo neste universo virtual, tornando um potencial facilitador na mediação de
conteúdos disciplinares quando aplicadas tais ferramentas a favor da educação. Quando se
considera que a internet criou e continua criando uma espécie de dialeto comum aos seus
usuários, nota-se que sua influência no processo de letramento é tamanha. Ao passo que o
importante é saber identificar as situações por meio das redes em que é possível se comunicar
de forma mais coloquial e quais situações demandam maior cuidado com a escrita culta da
língua, o que torna o multiletramento uma ferramenta adequada para a educação dessas novas
gerações. A justificativa para a escolha do tema consiste em sua contemporaneidade, além da
expectativa de contribuir com o âmbito acadêmico.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Genário Ferreira de Sousa, Universidad Interamericana

Aluno do mestrado em Ciência da Educação da Universidad Interamericana,PY.

Citas

BIDERMAN, M. T. C. Dimensões da palavra. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 2, p. 81-118, 1998.

BISOGNIN, T. R. Do internetês ao léxico da escrita dos jovens no Orkut. Porto Alegre: UFRGS, 2008. (Dissertação de mestrado).

BOLTER, J. D. Writing space: computers, hypertext and the remediation of print. 2ª ed. Mahwash: Lawrence Erlbaum, 2002.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística nasala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

CARVALHO, N. Crônicas do cotidiano. Recife: PPGL-UFPE, 2010. (Coleção Letras).

Publicado

2023-01-05

Cómo citar

Genário Ferreira de Sousa. (2023). A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I. Revista Científica Educ@ção, 3(6), 764–778. Recuperado a partir de https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/2/article/view/67