A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I
Palavras-chave:
Internet. Letramento. Ensino fundamental. Multiletramento.Resumo
O presente artigo tem como objetivo, debater de maneira conceitual sobre a influência da
linguagem virtual no processo de letramento dos alunos do ensino fundamental. De modo
que foi possível compreender que as novas tecnologias são de extrema importância,
sobretudo imersas no ambiente escolar, já que a era tecnológica insere crianças e jovens cada
vez mais cedo neste universo virtual, tornando um potencial facilitador na mediação de
conteúdos disciplinares quando aplicadas tais ferramentas a favor da educação. Quando se
considera que a internet criou e continua criando uma espécie de dialeto comum aos seus
usuários, nota-se que sua influência no processo de letramento é tamanha. Ao passo que o
importante é saber identificar as situações por meio das redes em que é possível se comunicar
de forma mais coloquial e quais situações demandam maior cuidado com a escrita culta da
língua, o que torna o multiletramento uma ferramenta adequada para a educação dessas novas
gerações. A justificativa para a escolha do tema consiste em sua contemporaneidade, além da
expectativa de contribuir com o âmbito acadêmico.
Métricas
Referências
BIDERMAN, M. T. C. Dimensões da palavra. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 2, p. 81-118, 1998.
BISOGNIN, T. R. Do internetês ao léxico da escrita dos jovens no Orkut. Porto Alegre: UFRGS, 2008. (Dissertação de mestrado).
BOLTER, J. D. Writing space: computers, hypertext and the remediation of print. 2ª ed. Mahwash: Lawrence Erlbaum, 2002.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística nasala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
CARVALHO, N. Crônicas do cotidiano. Recife: PPGL-UFPE, 2010. (Coleção Letras).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.