PONDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO CURRÍCULO FUNCIONAL
Palavras-chave:
Currículo. Currículo Funcional. Educação Especial. Sujeitos com Deficiência Intelectual.Resumo
Com as necessidades contemporâneas na Educação Especial, em que os sujeitos com deficiência intelectual não são favorecidos pelo Currículo formal, se realizam ponderações epistemológicas acerca do Currículo Funcional. Deste modo, o presente trabalho tem por
objetivo analisar e refletir sobre o Currículo Funcional na Educação Especial a partir de uma ótica inclusiva. Abordam-se as principais indagações sobre a aplicabilidade, o significado e a funcionalidade do currículo na educação especial para o sujeito com deficiência intelectual, fundamentadas nas pesquisas de diversos autores como: Rita Figueiredo, Maryse Suplino e Lev Vygotsky. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e de caráter qualitativo pela importância como passo inicial na construção de um processo de investigação. Apresenta-se um panorama da Educação Especial em um contexto geral e são abordados alguns aspectos da realidade brasileira, fundamentados em conceitos teóricos de autores renomados da área. Portanto, a efetivação do Currículo Funcional para o sujeito com deficiência intelectual (SDI) com o propósito de desenvolver as habilidades e as competências para uma vida autônoma
e prática na sociedade.
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Referências
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