DO EDUCADOR AO INSPIRADOR: o docente como exemplo e formador de leitores fluentes

Autores/as

  • Elizabeth Amanda dos Santos Fics
  • Laura de Oliveira Fics
  • Cristiano do Nascimento Siqueira Fics

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.112

Palabras clave:

Leitura, Fluência leitora, Professor inspirador.

Resumen

Ler é uma conquista significativa para qualquer pessoa, abrindo portas para oportunidades e auxiliando na busca pelos objetivos de vida. Portanto, é evidente que privar alguém do hábito da leitura pode limitar suas perspectivas, impedindo o crescimento intelectual e a capacidade de análise crítica. Nesse sentido, o papel do professor como incentivador da leitura dos estudantes é fundamental. O presente artigo tem como objetivo discutir e ressaltar a importância do docente ser mais do que um mero leitor, mas sim, ser um formador de leitores e que esses sejam fluentes, que sejam capazes de interpretar, questionar, opinar e sobre o que leem. A tarefa de formar novos leitores enfrenta desafios, as escolas e educadores desempenham um papel crucial nesse processo. Introduzir os estudantes no mundo da leitura vai além de simplesmente decifrar letras e símbolos, permitindo-lhes compreender o universo por meio das palavras. O propósito deste artigo é incitar o leitor a refletir sobre a relevância da leitura na escola, enfatizando a importância da docência no processo da formação de leitores, como também ressaltando que ler não se trata apenas de decodificar símbolos gráficos, mas sim de abrir caminhos para a descoberta e leitura do mundo. O processo investigativo desse trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica tendo como fundamentação teórica autores que discutem o quanto se faz necessário o docente ser muito mais que um mero transmissor de conteúdos, mas sim aquele que contribui para o conhecimento. Entre esses teóricos estão: Freire (2021), Solé (2018), Zilberman (2012), Soares (2004-2010), Martins (2006) Silva (2015) entre outros. Entendendo a leitura como um processo, uma ação, de entendimento de expressões formais, como também simbólicas que ocorrem por meio de diversas linguagens, assim, ler é muito mais do que decodificar os códigos escritos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Elizabeth Amanda dos Santos, Fics

Elizabeth Amanda dos Santos

Afiliação Institucional Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Email: beth.amanda12@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-5476-2812

Link Lattes: https://lattes.cnpq.br/6033241332506659

Laura de Oliveira, Fics

Laura de Oliveira, Mestra em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Email: lauraapoiopedagogico@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2847-5732.

 Currículum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0609005802124331

Cristiano do Nascimento Siqueira, Fics

Cristiano do Nascimento Siqueira, Doutor em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Email: dr.cristiano@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3168-3580

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008378459727817

Citas

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado, 1997. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Paz e Terra, Rio de Janeiro, Brasil.2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Ed. 52. São Paulo: Cortez, 2021

GIL, Antonio. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, São Paulo, Brasil,2019.

GIL,Antonio. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Atlas São Paulo, Brasil. 2017.

MARCONI, Maria. Anfrade; LAKATOS, Eva. Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 7ed. São Paulo: Atlas, 2022.

MORTATTI, Maria. Rosário. Longo (Org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012.

OLIVEIRA, Ana Arlinda de. O professor como mediador das leituras literárias. In: Literatura: ensino fundamental / Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.204 p.: il. (Coleção Explorando o Ensino; v. 20).

PRODANOV, Cleber, FREITAS, Ernani. Metodologia do trabalho científico: da Pesquisa e do trabalho científico, 2ª ed. Universidade Feedvale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, 2013. Métodos e técnicas

SEVERINO, Antônio. José. Metodologia do trabalho científico. 21ª ed. São Paulo: Cortez, 2018.

SILVA, Ezequiel Teodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 1986.

SILVA, Ezequiel Teodoro. Conferências sobre leitura-trilogia pedagógica. Campinas/SP: Autores Associados, 2015

SOARES, Magda. A reinvenção da Alfabetização. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 9, n. 52, p. 1-21, jul/ago de 2003.

SOARES, Magda. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

SOARES, Magda. Letramento, um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura; tradução Cláudia Schilling. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

Publicado

2024-03-06

Cómo citar

Elizabeth Amanda dos Santos, Laura de Oliveira, & Cristiano do Nascimento Siqueira. (2024). DO EDUCADOR AO INSPIRADOR: o docente como exemplo e formador de leitores fluentes. Revista Científica Educ@ção, 9(14). https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.112

Número

Sección

Artigos demanda contínua

Artículos más leídos del mismo autor/a