DO EDUCADOR AO INSPIRADOR: o docente como exemplo e formador de leitores fluentes
DOI:
https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.112Palabras clave:
Leitura, Fluência leitora, Professor inspirador.Resumen
Ler é uma conquista significativa para qualquer pessoa, abrindo portas para oportunidades e auxiliando na busca pelos objetivos de vida. Portanto, é evidente que privar alguém do hábito da leitura pode limitar suas perspectivas, impedindo o crescimento intelectual e a capacidade de análise crítica. Nesse sentido, o papel do professor como incentivador da leitura dos estudantes é fundamental. O presente artigo tem como objetivo discutir e ressaltar a importância do docente ser mais do que um mero leitor, mas sim, ser um formador de leitores e que esses sejam fluentes, que sejam capazes de interpretar, questionar, opinar e sobre o que leem. A tarefa de formar novos leitores enfrenta desafios, as escolas e educadores desempenham um papel crucial nesse processo. Introduzir os estudantes no mundo da leitura vai além de simplesmente decifrar letras e símbolos, permitindo-lhes compreender o universo por meio das palavras. O propósito deste artigo é incitar o leitor a refletir sobre a relevância da leitura na escola, enfatizando a importância da docência no processo da formação de leitores, como também ressaltando que ler não se trata apenas de decodificar símbolos gráficos, mas sim de abrir caminhos para a descoberta e leitura do mundo. O processo investigativo desse trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica tendo como fundamentação teórica autores que discutem o quanto se faz necessário o docente ser muito mais que um mero transmissor de conteúdos, mas sim aquele que contribui para o conhecimento. Entre esses teóricos estão: Freire (2021), Solé (2018), Zilberman (2012), Soares (2004-2010), Martins (2006) Silva (2015) entre outros. Entendendo a leitura como um processo, uma ação, de entendimento de expressões formais, como também simbólicas que ocorrem por meio de diversas linguagens, assim, ler é muito mais do que decodificar os códigos escritos.
Métricas
Citas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado, 1997. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Paz e Terra, Rio de Janeiro, Brasil.2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Ed. 52. São Paulo: Cortez, 2021
GIL, Antonio. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, São Paulo, Brasil,2019.
GIL,Antonio. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Atlas São Paulo, Brasil. 2017.
MARCONI, Maria. Anfrade; LAKATOS, Eva. Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 7ed. São Paulo: Atlas, 2022.
MORTATTI, Maria. Rosário. Longo (Org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012.
OLIVEIRA, Ana Arlinda de. O professor como mediador das leituras literárias. In: Literatura: ensino fundamental / Coordenação, Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.204 p.: il. (Coleção Explorando o Ensino; v. 20).
PRODANOV, Cleber, FREITAS, Ernani. Metodologia do trabalho científico: da Pesquisa e do trabalho científico, 2ª ed. Universidade Feedvale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, 2013. Métodos e técnicas
SEVERINO, Antônio. José. Metodologia do trabalho científico. 21ª ed. São Paulo: Cortez, 2018.
SILVA, Ezequiel Teodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 1986.
SILVA, Ezequiel Teodoro. Conferências sobre leitura-trilogia pedagógica. Campinas/SP: Autores Associados, 2015
SOARES, Magda. A reinvenção da Alfabetização. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 9, n. 52, p. 1-21, jul/ago de 2003.
SOARES, Magda. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.
SOARES, Magda. Letramento, um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura; tradução Cláudia Schilling. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista RCE. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.