ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PASSAPORTE PARA A CIDADANIA

Autores/as

  • Cristiano do Nascimento Siqueira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics
  • Laura de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics
  • Francimar Maria da Silva Costa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

DOI:

https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.114

Palabras clave:

Alfabetização e Letramento. Ensino e Aprendizagem. Leitura e Escrita.

Resumen

O referido artigo com o título de: Alfabetizar Letrando: o passaporte para a cidadania, tem como objetivo relatar o que se  entende por alfabetização e letramento no processo de ensino e de aprendizagem  dos alunos das séries iniciais como elemento crucial para o desenvolvimento da  leitura e da escrita. Trata-se de um trabalho pautado na revisão bibliográfica, de natureza qualitativa analítica interpretativa que está respaldada teoricamente por estudiosos que tratam do  tema com relevância e fundamental para o  campo da área educacional. Dentro do  contexto alfabetização  e letramento abordou-se, de maneira breve, a história da  alfabetização no Brasil; bem como ressaltar a importância de que os mesmos sejam compreendidos essenciais e que estão além da  codificação e decodificação de símbolos; a relevância de um ensino que tenha com  foco a prática social e, finalizando, a importante missão do professor alfabetizador  neste século. Entre os autores que respaldam a construção desta pesquisa estão:  Magda Soares, (2015), Ferreiro (1985-2017), Teberosky (2000), Lerner (2001),  Freire (2008-2022) entre outros, os quais tratam em suas obras importantes  conceitos sobre o tema.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cristiano do Nascimento Siqueira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Doutor em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS

E-mail: dr.cristiano@gmail.com

ORCID: https://orcid.org 0000-0003-3168-3580

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008378459727817

Laura de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Mestra em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS

E-mail: lauraapoiopedagogico@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2847-5732.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0609005802124331

Francimar Maria da Silva Costa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Fics

Doutoranda em Ciências da Educação pela Faculdat Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

E-mail: francipsi_costa@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0009-00030207-998X

Curriculum Lattes: https://lattes.cnpg.br/4358120381346718

Citas

BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Disponível: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em:2024.

CAGLIARI, Luiz, Carlos. Alfabetizando sem o BÁ-BÉ-BI-BÓ-BU. São Paulo: Scipione, 2006.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 2017.

FERREIRO, Emília. Educação e Ciência. Folha de S. Paulo, 3 jun. 1985.

FERREIRO, Emília. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999.

FERREIRO, Emília. Reflexões Sobre a Alfabetização. 24. Ed. São Paulo: Cortez, 2017

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 52ª.ed, Rio de Janeiro, Paz e Terra,.2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra,.2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários para a prática educativa. Siglo XXI Buenos Aires. Editores. 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. Tradução de Silvana Cobucci Leite. 9. Ed. São Paulo Cortez, 2011.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências profissionais e profissão docente. São Paulo, Cortez, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Porto Alegre, Educação & Realidade, v. 40, n. 2, abr./jun. 2015, p. 629-650.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: Autores Associados, 4ª ed. São Paulo Brasil, 2021.

SAVIANI, Demerval. História das Ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados Ltda, São Paulo, Brasil.2011.

SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/abstract/?lang=pt. Acesso em 2024.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 10.ed. São Paulo:Ática, 1993.

SOARES, Magda. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

SOARES, Magda. Paulo Freire e a alfabetização: muito além de um método. Belo Horizonte: Presença Pedagógica, 2008.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, p. 5-17, 2003.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2004.

SOARES. Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura; tradução Cláudia Schilling. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

Publicado

2024-03-31

Cómo citar

Cristiano do Nascimento Siqueira, Laura de Oliveira, & Francimar Maria da Silva Costa. (2024). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PASSAPORTE PARA A CIDADANIA . Revista Científica Educ@ção, 9(14). https://doi.org/10.46616/rce.v9i14.114

Número

Sección

Artigos demanda contínua

Artículos más leídos del mismo autor/a